A abertura do 21º Congresso Fehosp marcou a noite de ontem (24). Dando início as atividades do evento, a mesa de autoridades contou com a participação do diretor-presidente da Fehosp Edson Rogatti; do presidente da CMB, José Reinaldo Nogueira de Oliveira Junior; da coordenadora do 21º Congresso Fehosp, Zélia Mimessi;  dos deputados estaduais, Itamar Borges e Célia Leão; e representando o secretário estadual de Saúde de São Paulo, coordenador de Regiões de Saúde do Estado de São Paulo, Affonso Viviani Junior.

Na oportunidade, o presidente da CMB reforçou a importância de uma maior coesão das entidades. “São 2.100 instituições no país, mas que muitas vezes defendem nossos pleitos individualmente. É um equívoco. Nosso cenário só vai mudar com a união do setor”, disse.

Ainda, pontuando algumas das dificuldades enfrentadas, Affonso Viviani Junior citou a importância das entidades para o funcionamento do Sistema Único de Saúde no Brasil e a necessidade de mais recursos. “O financiamento ainda não está resolvido no SUS, e se não solucionarmos essa questão rapidamente, colocaremos em risco a história dos filantrópicos”, afirmou.

“Continuaremos avançando, sempre estabelecendo de maneira transparente a condução conjunta da construção do sistema público em São Paulo”, completou. Já a coordenadora do congresso, Zélia Mimessi, agradeceu a presença de todos os congressistas. “É com muita alegria que recebemos vocês aqui para mais um momento de aprendizagem”, comemorou.

Encerrando a cerimônia, o diretor-presidente da Fehosp, Edson Rogatti, classificou o 21º Congresso como um momento positivo para discutir soluções. “É de fundamental importância que a população e as autoridades escutem aqueles que realmente conhecem as causas dos problemas, e essa é uma grande oportunidade para nos fazermos ouvir”, finalizou.

Fonte: Fehosp