A Confederação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos (CMB) expôs na imprensa, esta semana, a situação alarmante que o Setor se encontra com a falta de pagamento do Governo referente aos serviços prestados na Média e Alta Complexidade em novembro. Apesar de o Ministério da Saúde ter informado – pelo jornais – que pagaria 70% do valor no dia 16, até o momento, santas casas e hospitais filantrópicos ainda não receberam nada. O Tesouro Nacional e o Fundo Nacional de Saúde não confirmam a previsão de quando, de fato, o recurso será depositado. É preciso lembrar que esta situação terá um reflexo gravíssimo no próximo mês, quando também esperamos por atrasos e problemas no pagamento.

Tendo em vista que o Congresso Nacional encerra suas atividades na próxima semana, incentivamos que todos busquem os parlamentares de seus Estados para que usem da tribuna e de sua prerrogativa junto ao Planalto para denunciarem essa situação e cobrarem a liberação dos recursos das Santas Casas. Esta é uma medida de pressão, emergencial e que pretende deixar registrado o descontentamento com as atitudes do Governo, que está deixando claro que tipo de atenção tem dado e continuará dando à Saúde.

Recomendamos, ainda, que os presidentes das Frentes Parlamentares de Apoio às Santas Casas, deputado Antonio Brito (PTB-BA), e da Saúde, Darcísio Perondi (PMDB-RS), também sejam contatados pelas Federações e hospitais associados, cobrando um pronunciamento na Tribuna da Câmara com posicionamento mais enfático sobre a questão.

Edson Rogatti, presidente da CMB