A Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB) elegeu o administrador parnaibano Mirocles Campos Véras Neto para presidir a entidade no triênio 2020/2023. A transmissão do cargo de Edson Rogatti para Véras aconteceu nesta quinta-feira (5), na sede da CMB, em Brasília, onde também tomaram posse o vice-presidente, Flaviano Feu Ventorim, e membros do Conselho Fiscal.

Atualmente, a instituição é composta por 16 Federações Estaduais e representa 2.172 hospitais sem fins lucrativos em todo o país, dos quais 1.704 atendem o SUS (Sistema Único de Saúde). “A CMB é reconhecida pelo compromisso com a Saúde e será uma honra estar à frente da entidade para fortalecer ainda mais esse trabalho e buscar, junto aos líderes políticos e governantes, as melhorias necessárias para que as Santas Casas e hospitais filantrópicos continuem desenvolvendo, com excelência, o significativo atendimento que prestam à sociedade brasileira”, falou o novo presidente. “Aos hospitais filantrópicos dos quatro cantos desse país e que, em muitas localidades, são a única unidade existente para atender à população, contem com a CMB para representá-los, apoiá-los em suas empreitadas, fazer ecoar os seus pleitos e batalhar conjuntamente por eles”, completou.

Rogatti, que exerceu a presidência da CMB por dois mandatos (2014/2017 e 2017-2020), agradeceu o empenho dos associados e colaboradores da CMB durante o período em que esteve no cargo. “Agradeço a todos pela confiança depositada em mim neste tempo e pela contribuição na luta por uma saúde pública digna, como a população merece”, falou. “Ao novo presidente, Mirocles Véras, desejo sucesso na caminhada e seguimos juntos lutando para que as instituições filantrópicas tenham dos governantes a devida atenção, na proporção da magnitude do trabalho feito por elas pela saúde do país”, concluiu.

Confira a nova Diretoria da CMB:

Presidente: Mirocles Campos Véras Neto

Vice-presidente: Flaviano Feu Ventorim

Conselho Fiscal

Marfiza Machado de Novaes – FEHOFES (Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado do Espírito Santo)

Samuel Peter Krause – FEMMAR (Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Maranhão)

Sebastião Correia dos Santos – FEMERJ (Federação das Misericórdias E Entidades Filantrópicas E Beneficentes Do Estado Do Rio De Janeiro)

Suplentes

Aldenis da Silva Machado – FEMICE (Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas do Estado do Ceará)

Helder Avelino Yankous Santos – FEDERASANTAS (Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos de Minas Gerais)

Edmilson Paranhos de Magalhães – FEHOSPE (Federação dos Hospitais Filantrópicos de Pernambuco)

Fonte: CMB