Faltam pouco mais de 30 dias para o 29º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. Para falar sobre o setor filantrópico de Saúde e o encontro nacional do segmento, que se realiza esse ano, de 13 a 15 de agosto, em Brasília, a CMB conversou com o presidente da Federação dos Hospitais e Entidades Filantrópicas de Saúde do Pará/Amapá (Fhefipa), Claudemir Guimarães, que faz um chamamento especial para o evento. A programação e as inscrições estão disponíveis em www.cmb.org.br/congresso.

O dirigente da federação lembra que ao longo da história as Entidades e Hospitais Filantrópicos no Brasil sempre passaram por dificuldades, fazendo sacrifícios para manter seu funcionamento, mas que o problema vem se agravando. “Todavia, nos últimos anos muitas entidades já fecharam as portas e, outras, estão nocauteadas na mais absoluta insolvência”, lamenta Claudemir. Segundo ele, a causa disso se deve ao fato das entidades prestarem cada vez mais atendimentos, com cada vez menos recursos. “Na verdade, há décadas estamos financiando o Estado, fruto de uma política de governo, quando se deveria se ter uma política de Estado que contemplasse vontade política com planejamento e conhecimento sobre a situação da Saúde do País”, explica.

Para o presidente da Fhefipa, é necessário bem mais do que liberação de crédito, ou somente reajustar a tabela SUS – que há 13 anos está sem reajuste. “Nossa federação entende que medidas paliativas, ainda que minimizem, não resolvem o problema. O que de fato resolveria seria a alteração do modelo de remuneração”, defende Guimarães.

Diante de tantos e gravosos problemas que assolam as entidades, Claudemir Guimarães faz um convite especial para o Congresso das Santas Casas. “Faz-se necessário que estejamos cada vez mais unidos e conectados, razão pela qual torna-se importantíssimo a participação de todos no 29º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos. O evento abordará temas estratégicos e acima de tudo atuais – um momento singular para estamos juntos em busca de melhores condições, bem como apoio junto aos nossos parlamentares nos projetos que estão tramitando no Congresso Nacional, que caso sejam aprovados poderão instaurar o verdadeiro caos nas instituições”, finaliza.

O CONGRESSO

O Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos será realizado, de 13 a 15 de agosto, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. Com o tema central “Setor Filantrópico: Reconstruindo a Saúde com o Brasil”, o encontro tem como objetivo promover debates de interesse do setor filantrópico de saúde, em busca de atualizar conhecimentos e apresentar ferramentas adequadas para a melhoria da gestão e superação das crises do setor. Programação completa e inscrições pelo site do evento, em http://www.cmb.org.br/congresso

Fonte: CMB