Após três anos à frente da Federação das Misericórdias e Entidades Filantrópicas de Pernambuco, Tereza de Jesus Campos Neta foi reeleita como presidente da entidade para o mandato de mais quatro anos. Entrevistada pela CMB, ela conta quais são as principais lutas das instituições no estado, as expectativas em torno do governo atual e a importância do encontro nacional do setor, que se dará no 29º Congresso das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos, no mês de agosto.

Os hospitais filantrópicos de Pernambuco reúnem um contingente de 27 hospitais, que se traduz numa rede filantrópica importante e estratégica no estado, além das organizações sociais que fazem parte desses hospitais. “Nos nossos hospitais, temos, nos profissionais e diretores, a força a e disposição para, a cada dia, continuar garantindo a boa assistência, tendo em vista que temos uma grande representatividade na alta complexidade. Em muito dos procedimentos nós somos os hospitais exclusivos, dando conta de muitas vidas”, explica Tereza de Jesus.

Ter recursos para garantir um refinanciamento e conseguir manter instituições tão importantes como as santas casas e hospitais filantrópicos vem a ser maior desafio do setor filantrópico de saúde, segundo a presidente da federação. Nesse sentido, destaca que todas as ações envolvem recursos. “Qualificar gestão, atender bem as pessoas, assistir com qualidade, ter os trabalhadores aguerridos e satisfeitos com o que fazem exigem recursos e um financiamento adequado. Essa é a nossa grande bandeira”, explica a presidente da entidade.

Do novo governo, Tereza diz esperar um olhar diferente dos anteriores. “Os filantrópicos sustentam de forma muito importante a saúde pública. Precisamos ser vistos e ser apoiados. Minha expectativa é que esse governo aponte uma nova agenda que dê conta disso pela importância que nós representamos. A sociedade precisa de serviços de qualidade”, disse, lembrando que a responsabilidade de financiar o sistema é do estado brasileiro: “nossa obrigação é apenas de devolver uma assistência de qualidade”.

Diante da proximidade da 29º edição do Congresso Nacional das Santas Casas, no mês de agosto, a presidente da Federação de Pernambuco destaca: “trata-se de um momento singular, porque reúne todos os representantes dos filantrópicos e presidentes de federações – momento de fazermos um amplo e corajoso debate sobre a situação que essas instituições vivem”.

“Com todos nós unidos, com nossa bandeira de luta, com nossas reivindicações justas, com nossas alianças em busca de uma melhoria de assistência da saúde que o SUS merece, nós nos tornamos cada vez mais fortes e, consequentemente, mais ouvidos”, defende Tereza. Assim, acredita que o congresso repercuta positivamente promovendo um amplo apoio dos deputados e senadores que participarão da atividade. “Estamos engajados em Pernambuco, convidando e fazendo um trabalho de um a um com esses representantes do Poder Legislativo, que legislam em causa dos sistema, para participarem do café da manhã no encontro desse ano. Será um momento oportuno importante e inovador e, acima de tudo, de bons resultados”, aposta.

O CONGRESSO

O Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos será realizado, de 13 a 15 de agosto, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21. Com o tema central “Setor Filantrópico: Reconstruindo a Saúde com o Brasil”, o encontro tem como objetivo promover debates de interesse do setor filantrópico de saúde, em busca de atualizar conhecimentos e apresentar ferramentas adequadas para a melhoria da gestão e superação das crises do setor. Programação completa e inscrições pelo site do evento, em http://www.cmb.org.br/congresso.

Fonte: CMB