Entrevistado pela CMB, por ocasião do lançamento do programa de financiamento do BNDES destinado às santas casas e hospitais filantrópicos, o novo presidente do Conselho Consultivo da CMB, Carlos Augusto Meinberg, chama a atenção para o problema financeiro enfrentado pelo segmento em todo o Brasil e as ações necessárias em sua opinião para evitar que as entidades sejam atingidas por novos prejuízos. O também diretor geral da Santa Casa de São Paulo participa do 29º Congresso Nacional das Santas Casas, que ocorrerá em Brasília, de 13 a 15 de agosto, onde esse e outros temas serão amplamente debatidos. A programação e as inscrições para o evento estão disponíveis em www.cmb.org.br/congresso.

Carlos Augusto Meinberg dividiu o problema financeiro do setor filantrópico de saúde em duas situações distintas: passado e futuro. “Quando olhamos para o problema das misericórdias em geral, temos duas situações: o passado e o futuro. Temos uma dívida acumulada de cerca de R$ 22 bilhões, que precisa ser subsidiada. Essa é uma situação passada, que começa a ser resolvida. Mas temos a situação futura, que eu chamaria de sustentabilidade, que significa dizer que precisamos ser remunerados pelos nossos serviços, no mínimo, pelo valor de custeio, o que ainda não acontece”, salientou.

Meinberg destacou que o segmento sofre por ter uma conta desfavorável. “De maneira geral, nossa remuneração está em cerca de 60% do custo, ou seja, perdemos 40% do custo em cada procedimento. Fato é que temos uma situação passada, que é a de equacionar uma dívida, e uma situação futura, que requer uma remuneração adequada que não incorra em novos prejuízos para as santas casas”, alertou o presidente do conselho.

O CONGRESSO

Momento oportuno para o debate desse e outros temas de interesse do setor filantrópico de saúde, o Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos acontece, em Brasília, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, de 13 a 15 de agosto. Com o tema central “Setor Filantrópico: Reconstruindo a Saúde com o Brasil”, o encontro tem como objetivo promover debates de interesse do segmento, em busca de atualizar conhecimentos e apresentar ferramentas adequadas para a melhoria da gestão e superação de crises. Saiba mais em AQUI.

Fonte: CMB