Termina nesta segunda-feira (31) o prazo para fazer a inscrição online para o 27º Congresso Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, que acontece em Brasília, nos dias 15 e 16 de agosto. O valor das inscrições está mantido em R$ 600. Após esta data, novas inscrições serão aceitas apenas na Secretaria do Evento, a partir do dia 15 de agosto.

Com o tema central ‘A crise do Brasil: para onde vamos?’, o 27º Congresso da CMB vai fomentar discussões sobre as possibilidades estratégicas para que os hospitais consigam superar o momento econômico e manter seu serviço à população. Contando com o apoio de todas suas Federações [veja as matérias e depoimentos dos presidentes aqui], o evento vai receber, entre os palestrantes, o ministro da Saúde, Ricardo Barros; e o secretário de Atenção à Saúde, do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo.

As atividades do 27º Congresso começam no dia 15 de agosto, com o café da manhã com os parlamentares federais de cada Estado, que foram convidados pelas Federações, além da participação dos expositores do evento. O objetivo é fortalecer a parceria tanto com as bancadas federais, quanto com os fornecedores do Setor hospitalar. Durante o café, os participantes poderão apresentar seus pleitos aos parlamentares, solicitarem emendas parlamentares e até mesmo agradecer o apoio recebido dos deputados e senadores.

Já na programação científica estão previstos painéis sobre gestão hospitalar, compliance, políticas de saúde pública e suplementar, o impacto das Reformas Políticas na Saúde, além de debates sobre as emendas parlamentares, a contratualização e a união do setor para sobreviver à crise.

O secretário de Atenção à Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, por exemplo, será um dos palestrantes do painel ‘Políticas de Saúde e a Dinâmica dos Serviços Suplementar e do SUS’, juntamente com o presidente da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge), Reinaldo Camargo Scheibe, discutindo a criação de estratégias e políticas públicas para garantir o acesso e manutenção das ações e serviços disponibilizados pelo SUS e pela Saúde Suplementar. O painel acontece no dia 15 de agosto, às 15h.

Para encerrar o ciclo de palestras, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, trará um panorama sobre o Setor e o planejamento para os próximos passos. Em entrevista à CMB, Barros disse vai trabalhar com a informatização das informações de todo o Sistema de Saúde, incluindo os dados da Saúde Suplementar, para, posteriormente, alterar o modelo de remuneração do SUS, que já está em discussão no Ministério [Leia a íntegra da entrevista aqui].

Encerramento
O Congresso será encerrado pelo presidente da CMB, Edson Rogatti, após a apresentação do ministro da Saúde. Na ocasião, deverá ser anunciado onde será realizada a próxima edição do Congresso da CMB, em 2018. ‘O Setor Saúde precisa direcionar bem os próximos passos, para que não haja perda de tempo e de mais recursos. E é isso que esperamos fazer no Congresso: debater caminhos viáveis para a Saúde, apesar do cenário econômico e político que temos vivido’, afirmou Rogatti.

Exposição e Atendimentos
Durante os dois dias de Congresso, os participantes também poderão visitar os estandes dos patrocinadores e expositores, no Salão Azul, e conferir as inovações tecnológicas, produtos e serviços e verificar as possibilidades de negócios.

Vale lembrar que o Ministério da Saúde também terá um estande na área de exposição, no qual receberá os congressistas que precisarem de atendimento nas áreas da Secretaria de Atenção à Saúde (SAS), da Coordenação Geral de Atenção Hospitalar e de Urgência (CGHosp) e do Departamento de Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social em Saúde (DCEBAS).

Durante os dois dias de congresso, os participantes poderão tirar dúvidas e verificar processos junto à equipe técnica do Ministério. Para questões referentes ao CEBAS, destaca-se que as entidades que precisarem de ajuda para criar o login e a senha para acesso ao SisCEBAS devem trazer a ata de eleição atualizada, escaneada e em pdf; e para auxílio com pendências nos protocolos no SisCebas, basta trazer os documentos digitalizados, em PDF, tudo em pen drive, para que a equipe do DCEBAS possa fazer o atendimento.

Faça sua inscrição aqui.

Fonte: CMB