Na última semana, mais de 800 pessoas participaram das atividades do XXXV Congresso Estadual de Secretários Municipais de Saúde do Paraná, que aconteceu nos dias 23 e 24, em Cascavel. Estavam representados, pelos próprios gestores e suas equipes, mais da metade dos 399 municípios do Estado.

O evento, realizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR), contou com a presença do presidente do Conasems (Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde), Mauro Junqueira, do governador do estado do Paraná, Ratinho Júnior, do secretário estadual de Saúde, Beto Preto, de vários deputados estaduais, federais e prefeitos, além de palestrantes de renome.

Muitas entidades também se fizeram representar nesta edição, como a AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Acispar (Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná), TCE (Tribunal de Contas do Estado), Ministério da Saúde, conselhos municipais e estadual de Saúde, Sesa (Secretaria de Estado da Saúde do Paraná) e suas regionais, e alguns conselhos de classe.

Além das oficinas e palestras, foram apresentados 140 trabalhos de todas as regiões do Paraná na Mostra “Experiências Municipais: exemplos de êxito nas regiões de saúde”, que premiou os três melhores. O primeiro lugar é de autoria do município de Cascavel, o segundo do Cresems em parceria com o CIS (Consórcio Intermunicipal de Saúde) de Ivaiporã, enquanto o terceiro é de Curitiba.

A presidente do Cosems-PR, Cristiane Pantaleão, se mostrou muito contente com os resultados. “Agradeço ao município de Cascavel e à equipe da Secretaria de Saúde do município pelo extraordinário apoio na organização e pela excelente acolhida, à FAG por ceder o espaço e especialmente aos gestores municipais e à equipe do Cosems, pois o congresso foi um sucesso devido à harmonia e ao trabalho de vocês”, declarou ela. “Que toda a união vivida esses dias continue fazendo parte da nossa rotina de trabalho, para juntos cuidarmos cada vez melhor dos usuários do SUS”, completou.

Fonte: Cosems-PR