“A ideia é motivar, porque nossa missão é cuidar de pessoas.” Foi assim que o conselheiro e membro da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos do CRM-PR, Dr. Thadeu Brenny Filho, iniciou a palestra sobre prontuário do paciente, na noite da última sexta-feira (3), no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), em Foz do Iguaçu.

A palestra, que reuniu profissionais de todos os seguimentos da instituição, assistenciais e administrativos, teve como objetivo realizar uma importante troca de informações. “O prontuário pode ser caracterizado como qualquer papel que escrevemos sobre nosso paciente. Porém, precisamos ter cuidado e sigilo, porque é ali que consta a vida dele, a história da pessoa que procurou nossa instituição”, explicou o palestrante.

Outro assunto muito debatido foi a importância de as informações serem preenchidas corretamente. Dr. Thadeu frisou que os documentos devem abordar os detalhes das informações, além de ser preenchidos com letra legível. Já sobre o sigilo, o conselheiro falou sobre a decisão da Justiça, que proíbe, por meio da Lei 1.605/2000, o médico de revelar, sem o consentimento do paciente, o conteúdo do prontuário ou ficha médica.

Para o diretor técnico do HMCC, Dr. Valter Teixeira, “a pactuação do HMCC com o CRM-PR, com o intuito de ensino continuado, oferece um novo  panorama de possibilidades de conhecimento ético legal”. Ao final do evento, o público teve um momento de bate-papo e pôde tirar dúvidas.

Fonte: CRM-PR