Os Conselhos de Administração e Consultivo da CMB realizaram, nesta semana, as últimas reuniões do ano. Os conselheiros trabalharam, ainda, no intuito de conseguir o apoio dos parlamentares para garantir os recursos orçamentários para o Pró-Santas Casas (Lei 13.479/2017).

No dia 12 de dezembro, última terça-feira, o Conselho Consultivo reuniu-se para, além do andamento da regulamentação da Lei 13.479, apresentar a plataforma desenvolvida pela MV Sistemas para o projeto de benchmarking da CMB, o 50+ CMB, que vai fazer um levantamento sigiloso dos dados dos hospitais, para, posteriormente, criar um Observatório do Setor. O projeto ainda está em fase de implantação e teste.

Também se discutiu a possibilidade de criar um grupo para discutir as propostas do segmento para 2018, desenvlvendo um planejamento estratégico, com profissionalização das demandas.

Durante a reunião, o presidente da Federação do Mato Grosso do Sul (Febesul) e presidente da Santa Casa de Campo Grande, entregou uma comenda em homenagem ao presidente do Conselho Consultivo, Saulo Coelho Levindo, por ocasião do aniversário de 100 anos da Santa Casa.

Conselho de Administração
Na quarta-feira, dia 13 de dezembro, o Conselho de Administração também tratou da regulamentação da Lei 13.479/2017, destacando a necessidade do contato com os deputados para aprovar o orçamento com recursos garantidos para o Pró-Santas Casas. Os conselheiros destacaram a grande expectativa pela operacionalização da linha de crédito criada pela Lei, ressaltando que o foco, no momento, era sobre a Comissão Mista de Orçamento, uma vez que, se não tivesse o recurso, o programa só poderia ser iniciado em 2019.

O Conselho também recebeu suas novas integrantes, destacando a participação de mulheres no colegiado, que são as presidentes das Federações do Espírito Santo (Fehofes), Marfiza Machado de Novaes; de Pernambuco (Fehospe), Tereza de Jesus Campos Neta; e Minas Gerais (Federassantas), Kátia Regina de Oliveira Rocha.

O Conselho ouviu o representante do Conselho Consultivo sobre o projeto 50+ CMB, que realizou o primeiro teste, tanto no computador quanto no celular, com sucesso. O projeto-piloto está contando com a participação de três hospitais e permite que as próprias instituições informm seus dados, impedindo que outros hospitais tenham acesso aos dados, que são sigilosos, dando exclusividade à CMB o panorama geral do setor, a fim de criar um benchmarking, com lançamento oficial previsto para março de 2018. Por enquanto, somente os hospitais do Conselho Consultivo participarão do projeto. Se os resultados atenderem as expectativas, outros hospitais poderão fazer parte do 50+ CMB.

Durante a reunião, o diretor-geral da CMB, José Luiz Spigolon, apresentou o desenvolvimento e os resultados alcaçados do Planejamento Estratégico 2017-2019, até o momento.

A assessora jurídica e diretora administrativa da CMB, Dra. Monaliza Costa Santos, apresentou os resultados da reunião da Comissão Científica do Congresso da CMB 2018, apontando a data, tema e estrutura definida para o evento.

Os presidentes das Federações apoiaram a sugestão de se criar um grupo para discutir as demandas do segmento para 2018, ressaltando que, a partir desse levantamento, seja criado um documento para ser entregue aos presidenciáveis.

Em seguida, foi realizada a Assembleia Geral Ordinária, que aprovou o orçamento da CMB para 2018.

Fonte: CMB