Em sua nona edição, o Encontro Paranaense da Saúde começa no próximo dia 25 de setembro, no Expo Unimed. O tema é “Saúde 4.0 – A era da transformação”. Serão três dias de intensa programação, com palestrantes de renome nacional, que devem repetir o sucesso dos eventos anteriores. Em 2018, quase 1 mil pessoas participaram do congresso e da tradicional Feira de Negócios – Produtos e Serviços, que ocorre simultaneamente, superando a expectativa de público e parceiros apoiadores e expositores. Neste ano, serão 38 estandes, vários deles ocupados por empresas que acompanham essa trajetória desde o início, o que confere ainda mais credibilidade.

Como atividades pré-evento, na manhã do dia 25, serão realizadas salas temáticas sobre gestão de risco do paciente, nutrição hospitalar, impactos regulatórios no setor de saúde e recursos humanos.

A abertura solene está prevista para as 15h30, com a presença de autoridades da Saúde e dirigentes da Associação dos Hospitais do Paraná (Ahopar), realizadora do Encontro; Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde no Estado do Paraná (Fehospar) e Sindicato dos Hospitais e Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Paraná (Sindipar), entidades apoiadoras.

Às 16h, o jornalista Alexandre Garcia fará a palestra magna. Um dos mais conceituados colunistas da política brasileira, é comentarista em pelo menos 20 jornais e 300 emissoras de rádio, tendo passagens pelos principais veículos de comunicação do país, como a Rede Globo, onde esteve por três décadas, TV Manchete e Jornal do Brasil.

Gestão

A programação do dia 26, o segundo do evento, terá início às 8h30, com a palestra “Saúde baseada em valor: como agregar valor ao cuidado do paciente em todos os ciclos da vida da comunidade”. O convidado para abordar o assunto é o médico nefrologista Paulo Cicogna, especialista na Philips EMR e diretor clínico na instituição Pró-RIM. A moderação ficará a cargo do presidente do Sindipar, Flaviano Feu Ventorim, que também preside a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa).

Na sequência, às 10h30, haverá a palestra-debate “Ecossitema de inovação e o sistema de saúde”, com Thiago Júlio, gerente de inovação da Dasa e responsável para área de Healthcare do Cubo (Itaú), e Cláudio Terra, diretor de inovação do Hospital Albert Einstein. A moderação será de José Octávio da Silva Leme, vice-presidente da Ahopar.

“Novas competências do gestor da saúde na indústria da transformação 4.0” é o tema da palestra-debate que abre os trabalhos da tarde. Será a partir das 13h30, a cargo do médico cardiologista Miguel Archanjo de Souza Aguiar Neto, certificado em medicina interna e saúde pública, que representa a equipe IBM Helath Hope para a América Latina, e de Luiz Felipe Costamilan, diretor executivo do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde (CBEXs), com moderação do vice-presidente do Sindipar, Cláudio enrique Lubascher.

Após o intervalo, às 15h30, o diretor de unidades externas do Hospital Sírio Libanês,Fábio Patrus Mundim Pena, falará sobre “Assistência primária e a transformação digital – Mapeando e gerenciando a saúde”. A presidente da Ahopar, Márcia Rangel de Abreu, será a moderadora.

Recursos humanos

“RH 4.0 na era da consciência: Tendências e desafios” será a primeira palestra do terceiro dia do congresso. O convidado para abordar o tema é Ricardo Gonçalves, master coach trainer na Academia Internacional de Líderes e professor da UniFil Londrina, com moderação de Silvana Souza da Luz, diretora de qualidade do Hospital Cardiológico Costantini.

Às 10h30, Fernanda Abi Jaudi, líder de Capacidades Educacionais Estratégicas da Johnson & Johnson Medical Brasil, falará sobre “realidade virtual no treinamento e capacitação de novas tecnologias”. O diretor de relações sindicais do Sindipar, Vlademir Gonzales, será o moderador.

X Simpósio de Direito aplicado em Saúde

“Lei de Proteção de Dados” é o tema em pauta a partir das 13h30. A palestra referente à nova legislação estará a cargo da Dra. Laura Schertel Ferreira Mendes, com mediação do assessor jurídico da Fehospar e do Sindipar, Phillipe Fabrício de Mello. Mestre em Direito, Estado e Constituição e doutora summa cum laude em Direito Privado pela Universidade Humboldt de Berlim, é professora adjunta de Direito Civil da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), diretora da Associação Luso-Alemã de Juristas (DLJV – Berlim) e do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor (Brasilcon).

O ministro Alexandre Luiz Ramos, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), é o convidado para proferir a palestra de encerramento do 9º Encontro Paranaense da Saúde. Abordará “Direito do Trabalho – Perspectivas e futuro”, com moderação do assessor jurídico da Fehospar e do Sindipar, Bruno Milano Centa.

O ministro, que é mestre e doutor em Direito do Trabalho, ingressou na magistratura em 1993. Em 1998, foi promovido a juiz da Junta de Conciliação e Julgamento de Xanxerê e, como titular, também atuou nas comarcas de Chapecó, Araranguá, Imbituba, Itajaí, São José e Florianópolis. Tomou posse como desembargador do TRT de Santa Catarina em 2016. Autor de livros e artigos científicos, passou a integrar o TST em abril de 2018. A palestra de Alexandre Ramos terá início às 15h30 do dia 27.

Condições especiais para grupos

Não perca a oportunidade de fazer sua inscrição e participar de um dos mais importantes eventos do sul do Brasil destinados ao segmento privado de serviços de saúde. Para grupos são oferecidas condições especiais.

Serviço

9º Encontro Paranaense da Saúde

Data: 25 a 27 de setembro de 2019

Local: Expo Unimed (Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300 – Campo Comprido)

Informações: (41) 3254-1772

Programação e inscrições: http://www.encontrosaude2019.com/

Fonte: Fehospar