O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) está se preparando para o retorno gradual das consultas eletivas no Centro Clínico. A instituição tem sido eficiente e agido com rapidez e segurança desde o início da pandemia do novo coronavírus.

Até esta quarta (03), Foz do Iguaçu conta com 136 casos confirmados de covid-19, dos quais 102 já estão recuperados. “Diante da situação epidemiológica atual, optou-se por um retorno gradual e sistematizado dos atendimentos ambulatoriais, com segurança para os nossos pacientes, proporcionando um ambiente saudável e com todas as medidas de prevenção e higiene”, explicou o diretor superintendente do HMCC, Fernando Cossa.

Todas as decisões foram tomadas considerando a necessidade dos pacientes e a estrutura adaptada conforme Decreto Municipal:
• Atendimento individualizado por profissional a cada 20 minutos;
• Isolamento de alguns assentos (mantendo a distância de dois metros), restringindo espaços coletivos para espera;
• Barreiras de proteção entre atendentes e pacientes;
• Utilização de EPI’s para toda equipe de funcionários;
• Frequência mais constante de limpeza e desinfecção dos ambientes;
• Sinalização das orientações de prevenção;
• Faixas de marcação de distanciamento entre os pacientes.

“Essas medidas potencializam os efeitos da proteção contra a covid-19 e, por isso, são tão importantes de serem adotadas por todos”. Cossa complementa: “Pedimos ainda que os pacientes evitem levar acompanhantes, pois só será permitida a entrada de acompanhantes para os menores de 18 anos e idosos”, explicou o diretor.

Além disso, ao chegar ao Centro Clínico, será feita uma triagem rápida de todos os pacientes. Esse trabalho prevê algumas perguntas relacionadas a queixas gripais e temperatura corporal.

Além das consultas, as cirurgias eletivas, que também haviam sido adiadas, voltarão a ser feitas gradativamente.

Pronto Atendimento – Desde o último dia 23, o Pronto Atendimento Geral (urgência e emergência de pacientes adultos e pediátricos sem queixas gripais), voltou para as dependências do Hospital. Já o Pronto Atendimento Respiratório está na estrutura do Pronto Socorro (ao lado da Vita Imagem). Ambos localizados na Avenida Gramado, 580, Vila “A”.

Centro Clínico – para agendar uma consulta, basta ligar no 3576-8001, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e no sábado, das 7 às 13h.

Fonte: Hospital Ministro Costa Cavalcanti