O Hospital Psiquiátrico de Maringá (HPM), primando pela transparência, pelo comprometimento com pacientes, familiares, funcionários, colaboradores e comunidade em geral, divulga novo boletim Covid-19. Dos cerca de 200 pacientes atendidos na unidade, foram testados, até nesta data, 126. Destes, 54 tiveram resultados negativos para o coronavírus, 53 positivos (36 do dia 16 de maio até o momento) e 19 aguardam resultados. Dos infectados com o vírus, 48 estão estáveis, passando por acompanhamento diário da equipe multidisciplinar do hospital. Cinco foram transferidos a outros hospitais. O HPM informa ainda que todos os demais pacientes positivos para a doença estão isolados em três setores, totalmente separados dos demais.

Dos 200 funcionários (mais 24 médicos), 135 foram testados. Destes, 31 tiveram resultados positivos para a Covid-19 até no dia 20 de maio. Ontem, quarta-feira, 27, mais uma funcionária testou positivo. Todos estão em isolamento domiciliar. Ressaltamos que dos exames realizados, 114 foram custeados pelo próprio hospital e 21 disponibilizados pelo Estado.

A direção do hospital destaca que os pacientes receberão alta médica somente quando apresentarem estabilidade no quadro psiquiátrico e estarem negativos para a Covid-19, em segurança para o retorno a seus lares.

MEDIDAS PARA CONTER A DOENÇA
*O Hospital Psiquiátrico de Maringá informa ainda que desde o dia 15 de março tomou várias medidas preventivas e agora implementou novas diante do primeiro caso positivo, confirmado pelo HU no dia 15 de maio.
– Entre as medidas tomadas para controlar o coronavírus, o HPM contratou médica infectologista.
– Fez reavaliação do plano de contingenciamento para a Covid-19 já existente.
– Realizou novos treinamentos de uso de Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs) em vídeo para todos os colaboradores.
– Fez reestruturação das alas de isolamento (há três no momento).
– Todo o trabalho é realizado em conjunto com as Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, seguindo suas orientações, bem como do Ministério da Saúde.
– Está sendo realizado o monitoramento de pacientes e funcionários diariamente.

O HPM destaca que, ao mesmo tempo em que atua no controle da doença, adotando todos os protocolos preconizados para a Covid-19, se solidariza e presta todas as informações e assistências às famílias.

Fonte: Hospital Psiquiátrico de Maringá