O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) emitiu um novo alerta durante essa pandemia de Covid-19. Desta vez, em um momento de ascensão no número de casos, o conselho chama atenção para o esgotamento da capacidade da estrutura assistencial. Nas últimas semanas, tanto hospitais particulares quanto da rede pública anunciaram lotação dos leitos de UTI para atendimento dos pacientes com Covid-19. Autoridades de saúde municipais e estadual também divulgaram a ativação de leitos para tentar atender a demanda.

Para o presidente do CRM-PR, Roberto Yosida, pode acontecer um colapso no sistema caso não haja diminuição nos casos. O alerta teve o objetivo de sinalizar que a capacidade operação do sistema de saúde está próximo de ser atingida. Ele ainda classificou as próximas semanas como críticas.

Além de destacar que a capacidade operacional de saúde está esgotada, a nota do CRM-PR – divulgada em 1º de dezembro – aponta que “os profissionais de saúde estão em seus limites físicos e emocionais” e que há um grande contingente afastado do linha de frente de trabalho exatamente por ter sido alcançado pelo contágio da doença.

Por isso, conforme Yosida, é necessário que a população intensifique os cuidados para evitar a propagação do novo coronavírus, com as “armas” hoje disponíveis, que são o distanciamento, o uso de máscara e higienização das mãos.

Enfermagem

O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren/PR) também emitiu um alerta sobre o atual estágio da pandemia. Conforme o comunicado, o aumento de casos de Covid-19 está levando os profissionais de saúde à exaustão física e emocional. Ainda de acordo com o conselho, espaços assistenciais estão sendo ampliados e adaptados neste momento, mas o número de profissionais de enfermagem em condições de atuar no enfrentamento da pandemia é insuficiente. Por isso, o Coren/PR pede apoio da sociedade para intensificar as medidas preventivas e o distanciamento social.

Fonte: Saúde Debate