A Secretaria de Saúde do Paraná emitiu um alerta, nesta terça-feira (22), sobre casos de Síndrome Inflamatória Multissistêmica Pediátrica (SIM-P), uma doença considerada rara que pode estar associada à Covid-19. A interação entre crianças e coronavírus ainda está sendo pesquisada mais profundamente, mas há registros da síndrome respiratória, cujos sintomas podem aparecer até quatro semanas após a exposição à Covid-19 em crianças e adolescentes de zero a 19 anos.

A secretaria informou que está acompanhando esses casos da síndrome inflamatória no estado. Um alerta sobre a síndrome inflamatória em crianças e adolescentes e que pode ter relação com a Covid-19 foi divulgado em meio pela Sociedade Brasileira de Pediatria em conjunto com o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde, orientando sobre o manejo clínico e a importância da identificação precoce dos casos de SIM-P no Brasil.

Há uma nota técnica do Ministério da Saúde, publicada em julho, com orientações sobre como a notificação deve ser realizada pelos serviços de saúde ao identificar crianças ou adolescentes que preencham a definição de caso através dos sinais e sintomas mais comuns.

“Trata-se de uma medida de vigilância em saúde, é muito importante que os serviços de saúde notifiquem no sistema sobre os possíveis casos desta doença, prestando atenção nos sintomas, principalmente se a criança ou o adolescente tiveram a confirmação laboratorial de coronavírus, pois isso pode remeter à hipótese de associação entre a SIM-P e a Covid-19”, disse o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto.

Crianças e coronavírus: sintomas da síndrome inflamatória

Os sintomas são febre persistente, conjuntivite, edema em extremidades, manchas no corpo, dor abdominal, manifestações gastrointestinal (vômito e diarreia) e elevados marcadores inflamatórios, sendo que os sintomas respiratórios nem sempre estão presentes.

No Brasil, até o dia 22 de agosto, dados do Ministério da Saúde mostram que foram notificados 197 crianças e adolescentes de 0 a 19 anos com a síndrome inflamatória; destes 14 morreram pela SIM-P temporalmente associada à Covid-19.

No Paraná, segundo levantamento da Secretaria de Estado da Saúde, até o momento foram notificados dez casos, de crianças e adolescentes com idade entre três a 16 anos. Quatro já tiveram alta hospitalar, três morreram e três permanecem em investigação. Os casos ocorreram nos municípios de Curitiba (7), Fazenda Rio Grande (1), Realeza (1) e Medianeira (1).

Fonte: Saúde Debate