A capacitação teve início nesta manhã e contou com a presença de mais de 230 profissionais bombeiros, socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192), policiais civis e militares e defesa civil do Paraná. O treinamento, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e a equipe da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS) visa fortalecer o preparo de equipes estaduais e municipais para atuar em casos de calamidade pública, como desastres naturais, eventos de massa, ou acidentes com múltiplas vítimas.

Durante três dias, (de 23 a 25 de março), instrutores especialistas da Força Nacional do SUS, com participação do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e Sesa, pretendem repassar conteúdo teórico e experiências práticas aos participantes para que haja um atendimento integrado entre as várias forças. A preparação das equipes é para poderem atuar em  tragédias como as do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria/RS, o rompimento da barragem de Brumadinho.

De acordo com o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que esteve na abertura oficial do evento, a preparação das equipes é fundamental para agir em momentos de crise. “Os desastres climáticos acontecem em várias partes do país e não temos controle quanto a isso. Nossas equipes no Estado devem estar preparadas para agir em caso de necessidade. Somos o terceiro estado a receber a equipe nacional para o treinamento”, reforçou.

Na sexta-feira (25), os participantes farão várias simulações de atendimento integrado nas dependências do antigo autódromo de Pinhais, situado na Região Metropolitana de Curitiba, que está em demolição, e servirá como cenário para a simulação realística. Dois helicópteros, oito ambulâncias e um Auto Bomba Tanque Resgate (ABTR) serão usados durante a cena.

É a primeira vez que a equipe do Ministério da Saúde realiza o curso no Paraná, além de ser o terceiro estado do país a receber a equipe da Força Nacional do SUS com esta finalidade. “Estamos aqui não só para passar conteúdo, será uma troca de conhecimento e aperfeiçoamento do que já temos. A capacidade de trabalho das equipes paranaenses é um exemplo para o Brasil. Já tiramos instruções de protocolos daqui para atuar em várias situações”, enfatizou o coordenador da Força Nacional do SUS, o coronel Moura Filho.

FORÇA ESTADUAL – As tratativas desta capacitação iniciaram em novembro de 2021, sendo uma primeira fase para a implantação da Força Estadual de Saúde do Paraná. A Sesa alinha com a equipe federal implantar esse programa de cooperação, que terá configuração nos mesmos moldes estabelecidos na Força Nacional do SUS. A criação da equipe estadual será voltada à execução de medidas de assistência e repressão de situações epidemiológicas, de desastres (natural ou humano), eventos de massa ou desassistência por parte dos municípios.

FN-SUS – A Força Nacional do SUS é um programa federal, em que as equipes realizam orientações técnicas para fortalecimento da rede assistencial, apoiam no planejamento das ações de resposta do setor saúde, auxiliam em atendimentos aos pacientes, além de ajudar na reorganização da rede pública local. Para que a FN – SUS seja acionada, o município ou o estado deve decretar situação de emergência, calamidade ou desassistência e solicitar o apoio do Ministério da Saúde.

“As equipes que estão reunidas hoje, são aquelas que chegam em primeiro lugar para prestar atendimento. Quando existem várias vítimas, todos devem agir rápido e de forma conjunta, um trabalho integrado, para preservarmos o bem maior, que é a vida”, disse a gerente de Atenção à Urgência, Giovana Fratin.

PRESENÇAS – A secretária Municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak; o comandante do Corpo de Bombeiros, Manoel Vasco, o coordenador do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), Thomas Johannes Scheage; representando as Forças Armadas, a capitã Catarina Fernandes além de outros representantes da Polícia Militar; Polícia Rodoviária Estadual e Federal; Defesa Civil; Departamento de Estradas de Rodagem (DER); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu192).

Fonte: Sesa