Em alusão ao Outubro Rosa, campanha mundial de combate e prevenção ao câncer de mama, os Hospitais do Câncer Uopeccan de Cascavel e Umuarama foram decorados com a cor rosa nas partes interna e externa da instituição. O objetivo é conscientizar para a prevenção ao câncer de mama, doença que, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), é a de maior incidência no mundo – neste ano são esperados 66,2 mil novos casos no país.

A decoração foi organizada pela LFCC (Legião Feminina de Combate ao Câncer). Segundo a diretora da legião, Iria Maria Garmatz, é importante que as mulheres façam o autoexame e os exames preventivos. “Não é somente no mês de outubro que a mulher deve cuidar da sua saúde, mas todos os meses”.  Ela ainda enfatiza a importância de que sejam criados hábitos diários quando o assunto é câncer de mama. “É importante que a mulher escolha uma data marcante para realizar o exame, por exemplo o aniversário, pois todas merecem esse cuidado”.

Por conta da pandemia, as ações externas foram canceladas para evitar aglomeração e o contagio da covid-19. “Tivemos que nos reinventar para transmitir a mensagem de carinho e cuidado aos pacientes e acompanhantes que recebem os nossos serviços. Como não foi possível fazer ações e palestras, nesse gesto de decorar o hospital e instalar outdoors, conseguimos lembrar as mulheres da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama”, explica a diretora da LFCC de Umuarama, Russiane Rezende.

A Casa de Apoio de Cascavel foi um dos locais que recebeu a decoração do Outubro Rosa. O local fica anexo ao hospital e comporta, em média, 60 pessoas por dia, entre pacientes e acompanhantes, que são acolhidos durante o tratamento do câncer. Enquanto estão hospedados, eles recebem cerca de seis refeições diárias, entre café, almoço, lanches e jantar.

Segundo Angelita Salvio, que realiza o tratamento contra o câncer de mama, o carinho exposto na recepção da Casa de Apoio mostra que a instituição preza em informar e alertar sobre a doença. “Eu me senti amada e apoiada ao ver o mural com as mensagens positivas . Isso nos deixa felizes”.

A Uopeccan não se preocupa apenas com a saúde das mulheres do público externo, mas também das colaboradoras que fazem parte da equipe do hospital. Até o dia 23 de outubro, as funcionárias estão realizando exame preventivo e mamografia.

Fonte: UOPECCAN