O deputado federal André Zacharow (PMDB/PR) defendeu recentemente, em discurso proferido na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF), a discussão a respeito do subfinanciamento do SUS. Para ele, apenas a criação de uma linha de crédito especial para as santas casas e hospitais filantrópicos não bastaria para solucionar os problemas. A proposta foi tema de uma audiência realizada pela CMB e a Frente Parlamentar das santas casas.

Zacharow ressaltou a importância dos filantrópicos para o atendimento os usuários do SUS e as dificuldades financeiras enfrentadas pelo setor.  “Fazemos aqui nosso apelo à presidente Dilma Rousseff para que olhe com cuidado para a situação dos hospitais filantrópicos e santas casas do País”, afirmou em seu discurso.

Para o parlamentar é necessário estabelecer, de uma vez por toda, isonomia no tratamento dado pelo governo aos hospitais filantrópicos da rede privada. “Que eles tenham o mesmo tratamento dos hospitais públicos, afinal prestam o mesmo serviço indispensável à população do País e ao sistema de saúde. Que eles recebam efetivamente os recursos necessários para cobrirem seus custos de operação, sem que tenham que recorrer constantemente ao mercado financeiro, pagando altos juros e se endividando. Caso contrário, seguiremos descumprindo o mandamento constitucional segundo o qual a saúde é um direito de todos e um dever do Estado.”, completou.