O deputado federal Diego Garcia esteve na Santa Casa de Londrina no final de setembro para comunicar a destinação de emenda parlamentar no valor de R$ 100 mil para equipamentos para o Hospital. De acordo com o deputado, a emenda está empenhada no orçamento deste ano do Ministério da Saúde.

Assim que o recurso for liberado, a diretoria da Santa Casa de Londrina vai adquirir dois monitores multiparâmetros para o centro cirúrgico. Cada um desses monitores custa R$ 50 mil. Fahd Haddad, superintendente da Iscal (Irmandade da Santa Casa de Londrina), afirma que os recursos são “muito bem-vindos e sempre ajudam a melhorar o atendimento”. Os equipamentos vão substituir outros menos modernos que passarão a ser usados em setores de menor complexidade no Hospital.

O deputado foi recebido pelo provedor José Cyrillo Mendes, outros integrantes da mesa administrativa, além do superintendente. O monsenhor Bernardo Gafá também esteve presente, representando a Arquidiocese de Londrina à convite do deputado Diego Garcia.

58º transplante cardíaco – A Santa Casa de Londrina realiza em média 590 cirurgias por mês, 48% do total de 1.226 cirurgias realizadas por mês pelos 3 hospitais da Iscal juntos – Hospital Mater Dei, Hospital Infantil e a Santa Casa. Grande  parte dessas cirurgias é de alta complexidade, como as neurocirurgias, transplantes renais  e o último transplante cardíaco realizado no dia 28 de setembro, entre outras.

A paciente, de 53 anos, recebeu o novo coração de uma doadora vítima de AVC (acidente vascular cerebral) em Foz do Iguaçu. De acordo com o boletim médico  do Hospital, a paciente transplantada se recupera bem, mas ainda está sob cuidados intensivos, na UTI. A equipe cirúrgica desse transplante foi coordenada pelo cirurgião cardíaco Arnaldo Okino. Esse foi o 58º transplante de coração realizado na Santa Casa – único hospital do norte do Paraná, autorizado pelo Ministério da Saúde para esse tipo de transplante.

Vale destacar que a Iscal, entidade filantrópica e sem fins lucrativos, destina mais de 70% dos atendimentos a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Fonte: Assessoria de Comunicação ISCAL