A Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN) e a “International Federation of Kidney Foundations” (IFKF) idealizaram em 2006 o Dia Mundial do Rim. Ele tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de cuidar dos rins e, com isso, reduzir a incidência da doença renal. O dia Mundial do Rim é comemorado anualmente na segunda quinta-feira do mês de março, sendo assim, em 2021, no dia 11 de março, e o tema escolhido para esse ano é “Vivendo bem com a doença renal”.

“A doença renal crônica (DRC) é caracterizada por uma lesão nos rins, que se mantém por três meses ou mais. É uma doença crônica não transmissível que afeta 1 a cada 10 pessoas no mundo. Normalmente é silenciosa, com poucos sintomas e, quando existem, são inespecíficos. Muitas vezes, o diagnóstico é tardio e, quando há um comprometimento avançado da função renal, o tratamento necessário é a diálise ou o transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples”, orienta a chefe do Serviço de Nefrologia e Transplante Renal do Hospital São Vicente, Dra. Luciana Percegona (CRM 16687 / RQE 12114).

O manejo nos estágios avançados da doença renal tem um impacto tanto na vida do paciente como na de familiares, afetando atividades cotidianas como trabalho, viagem e socialização; resultado de inúmeros efeitos colaterais da doença ou do tratamento. “Ao tratar um paciente com DRC temos que pensar no seu bem-estar físico e psíquico, conscientizar o paciente e seus familiares em relação à sintomatologia e à terapia empregada. O empoderamento do paciente tem como objetivo final encorajá-lo a participar na vida cotidiana, especialmente durante pandemias e outros períodos críticos”, complementa a médica.

O Comitê Diretor do Dia Mundial do Rim apela para a inclusão social como um foco principal no cuidado de pacientes com DRC e como um alicerce para atingir o objetivo final de viver bem com doença renal.

Sobre o Hospital São Vicente-Funef

Fundado em 1939, o Hospital São Vicente tem ampla atuação no transplante de fígado e rim, e nas áreas de Oncologia e Cirurgia. De alta complexidade, atende diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, sempre com foco na qualidade e no tratamento humanizado. Desde 2002, a instituição é gerida pela Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Koutoulas Ribeiro (FUNEF). Sua estrutura conta com Pronto Atendimento, Centro Médico, Centro Cirúrgico, Exames, UTI, Unidades de Internação e Centro de Especialidades. O programa de Residência Médica credenciado pelo MEC nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Cancerologia Cirúrgica e Radiologia.

Mais informações: www.saovicentecuritiba.com.br

Fonte: Hospital São Vicente