O Dia Mundial do Sono é no próximo dia 19 de março. Em 2021, o tema para marcar a data é “Sono Bom, Futuro Saudável”. Aproveitando o assunto, a Dra. Danielle Salvati de Campos Malaquias (CRM 19596 e RQE  14720), otorrinolaringologista do Hospital São Vicente, explica sobre o sonambulismo.

O sonambulismo é um transtorno do sono que envolve alguma forma de movimento, como andar, falar ou escrever alguma mensagem dormindo. Ele acontece em um estágio de sono profundo e, normalmente, a pessoa não lembra o que fez.

“Ela fica em um estado de consciência misto, nem desperta, nem dormindo. De forma geral, não envolve nenhuma patologia ou perigo. É importante saber que os episódios de sonambulismo aumentam à medida que cresce a privação do sono, quando dormimos menos tempo do que deveríamos”, explica a Dra. Danielle.

Por isso, confira algumas dicas para prevenir ou diminuir o sonambulismo:

– Respeite o ciclo de sono e tenha horários fixos para deitar e levantar.

– Durma uma boa quantidade de horas – em média 8 horas para adultos.

– Evite telas de uma a duas horas antes de dormir, como videogame, celular, TV e filmes agitados e com violência.

– Garanta que o quarto esteja escuro, sem ruídos e com temperatura agradável.

Sobre o Hospital São Vicente-Funef

Fundado em 1939, o Hospital São Vicente tem ampla atuação no transplante de fígado e rim, e nas áreas de Oncologia e Cirurgia. De alta complexidade, atende diversas especialidades clínicas e cirúrgicas, sempre com foco na qualidade e no tratamento humanizado. Desde 2002, a instituição é gerida pela Fundação de Estudos das Doenças do Fígado Koutoulas Ribeiro (FUNEF). Sua estrutura conta com Pronto Atendimento, Centro Médico, Centro Cirúrgico, Exames, UTI, Unidades de Internação e Centro de Especialidades. O programa de Residência Médica credenciado pelo MEC nas especialidades de Cirurgia Geral, Cirurgia Digestiva, Cancerologia Cirúrgica e Radiologia.

Mais informações: www.saovicentecuritiba.com.br

Fonte: Hospital São Vicente