No dia 31 de maio, comemora-se o Dia Mundial Sem Tabaco. Neste ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o tema “Comprometa-se a parar de fumar durante a Covid-19” para marcar a data. Dada a importância do tema, o Hospital Psiquiátrico de Maringá adere a esta campanha mundial, tratando, portanto, por meio de suas redes sociais, da importância de se buscar meios de vencer essa dependência química.

Lembramos que existem programas que auxiliam as pessoas nesse processo, a exemplo do projeto da Universidade Estadual de Maringá, denominado “Pare de fumar correndo”. O Ministério da Saúde possui também programa nacional, cuja adesão pode ser feita nos próprios postos de saúde.

NÚMEROS
Um dos argumentos para que as pessoas procurem meios de vencer a dependência são os números alarmantes dos males causados pelo tabagismo. Segundo a Agência Brasil, esse hábito matou 7,7 milhões de pessoas em 2019, ano em que o número de fumantes aumentou para 1,1 bilhão, mostram estimativas mundiais divulgadas em 2021, acrescentando que 89% dos novos fumantes ficaram dependentes aos 25 anos.

As estimativas foram divulgadas pela revista médica The Lancet, que publica três estudos com dados sobre a prevalência do tabagismo em 204 países, em homens e mulheres com 15 ou mais anos, incluindo a idade de iniciação ao cigarro, as doenças associadas e riscos entre fumantes e ex-fumantes.

Ainda conforme a Agência Brasil, em 2019, o tabagismo esteve ligado a 1,7 milhão de mortes por isquemia cardíaca, a 1,6 milhão de mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica, a 1,3 milhão por câncer da traqueia, brônquios e pulmão e a quase 1 milhão de mortes por acidente vascular cerebral.

Segundo estudos anteriores, pelo menos um em cada dois fumantes de longo prazo morrerá de causas diretamente relacionadas com o tabagismo, sendo que eles têm perspectiva média de vida dez anos inferior à dos que nunca fumaram.

Fonte: Hospital Psiquiátrico de Maringá