Desde 2017, é celebrado no Brasil, em 20 de outubro, o Dia da Filantropia. A data, criada a partir da iniciativa do Fórum Nacional das Instituições Filantrópicas (Fonif), tem o objetivo de reconhecer a importância das instituições filantrópicas, estimular ações voluntárias e gerar mais conhecimento e transparência em relação ao setor.

Etimologicamente, filantropia significa “amor à humanidade”. Para o presidente da Femipa, Charles London, as instituições filantrópicas de Saúde reforçam esse significado todos os dias. Ele destaca, ainda, que as entidades beneficentes são responsáveis por mais de 50% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná e chegam a atender 70% da demanda da alta complexidade. No Estado, existem 141 estabelecimentos de saúde sem fins lucrativos, presentes em 90 municípios. Desses, mais de 50% são os únicos hospitais em cidades com até 50 mil habitantes. As instituições geram, ainda, 50 mil empregos diretos, além de contarem com milhares de voluntários.

“Os hospitais filantrópicos são essenciais para o SUS, importantes parceiros da atenção à saúde. Há anos, essas instituições enfrentam inúmeras dificuldades, pela falta de recursos e defasagem de quase duas décadas da tabela de procedimentos do SUS. Mesmo com todos os desafios, continuam dando o seu melhor, reinventando-se diariamente e buscando ações inovadoras que melhorem o cenário, para que não falte atendimento de qualidade aos que precisam. Hoje, no Dia Nacional da Filantropia, divulgamos um vídeo com histórias de pessoas impactadas pelas santas casas e pelos hospitais filantrópicos, mostrando a diferença que essas instituições fazem na vida de todos. E, aproveitando o momento, lançamos também o Prêmio de Jornalismo, para que essas histórias positivas possam ecoar”, completa Charles London.

Crédito do conteúdo: UOPECCAN; Hospital Pequeno Príncipe; Santa Casa de Curitiba

Edição: Pedro Vieira

Fonte: FEMIPA