Manter as vacinas atualizadas é um hábito que precisa ser adotado por quem quer viver com mais saúde. O alerta é da Secretaria de Estado da Saúde em alusão ao Dia Nacional da Vacinação, comemorado nesta quarta-feira (17). O Brasil é considerado uma referência mundial devido ao seu programa de imunização gratuito, mas nos últimos anos a adesão às vacinas tem diminuído, trazendo de volta o risco de doenças como sarampo e poliomielite fazerem mais vítimas no país.
Conforme alerta o secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, as vacinas desempenham um importante papel na saúde pública, prevenindo epidemias e diminuindo ou mesmo erradicando algumas doenças. Ele lembra que o Programa Nacional de Imunização, que completa 45 anos em 2018, universalizou o acesso da população às vacinas, permitindo que um número crescente de crianças e adultos pudesse ser imunizada.

“Mas hoje, infelizmente, temos o risco de reinserção de doenças que já estavam eliminadas no Brasil por causa da baixa procura pelas vacinas. Essa situação precisa mudar. A população precisa reconhecer a importância das vacinas para a saúde”, diz Nardi.
PARA TODOS – O secretário ressalta que a falta de informação e a proliferação de notícias falsas sobre as vacinas têm feito muitas pessoas deixarem de se vacinar. A errônea sensação de segurança é outro fator que pode ter influenciado as pessoas a deixar de lado a vacinação.

“As novas gerações não conhecem a poliomielite, o sarampo, e tantas outras doenças controladas exatamente por conta das altas taxas de cobertura vacinal. Mas esses males podem voltar a fazer vítimas a qualquer momento. Não podemos nos descuidar”, ressalta o secretário.

Ele lembra ainda que, ao contrário do que grande parte das pessoas acredita, não são apenas as crianças que precisam ser vacinadas. Adolescentes, jovens, adultos e idosos também podem e devem ser vacinados. “Todos devem manter suas carteiras de vacinação atualizadas. A vacina é uma proteção importante, indispensável para quem quer viver com mais saúde. Do recém-nascido ao idoso, todos devem ser vacinados”, finaliza Nardi.

Fonte: Sesa