A vacinação contra Covid-19 é altamente efetiva para evitar casos graves, hospitalização e morte, portanto, “tem que vacinar”. A mensagem é da diretora-geral adjunta para medicamentos e produtos farmacêuticos da Organização Mundial da Saúde (OMS), Mariângela Galvão Simão. Ela participou de uma reunião de gestores do SUS (Sistema Único de Saúde) de Curitiba, no Salão de Atos do Parque Barigui, no dia 10 de fevereiro.

Natural de Curitiba, onde passa férias, ela, que é ex-servidora municipal e hoje vive em Genebra (Suíça), atendeu a um convite pessoal da secretária da Saúde Márcia Huçulak.

De acordo com Márcia, o encontro serviu como um importante diálogo entre uma gestora que está no epicentro das decisões da OMS relacionadas à Covid-19 om os gestores da Secretária Municipal da Saúde que estão no enfrentamento diário da pandemia. “É um estímulo importante para nossas equipes”, afirmou Márcia.

Ao falar sobre os desafios do combate ao coronavírus, Mariângela disse que é preciso mover os esforços da resposta emergencial para o controle sustentado. Isso implica reduzir  exposição, transmissão, morbidades e mortalidade, segundo a diretora da OMS. “Os cientistas já trabalham em uma vacina que proteja contra todas as variantes, uma pan-vacina”, afirmou.

A diretora da OMS também falou sobre a eventual aplicação de uma quarta dose de reforço, diante do que se conhece da vacinação contra Covid-19. “Pode ser que a gente venha a ter necessidade, mas não por enquanto”, advertiu. Mariângela contou que só se trabalha vacinado no prédio da organização, em Genebra, na Suíça. Ela reforçou a importância da vacinação de crianças a partir dos cinco anos de idade.

Fonte: Saúde Debate