O secretário de Estado da Saúde, César Augusto Neves, e o diretor de Gestão em Saúde da SESA, Vinicius Filipak, receberam, na tarde desta quarta-feira (10), a diretoria da FEMIPA para falar sobre as demandas das santas casas e hospitais filantrópicos do Estado. Presencialmente, estiveram na reunião o presidente e o vice-presidente da Federação, Charles London e Heracles Alencar Arrais, respectivamente; Alvaro Quintas, tesoureiro; e Rosita Marcia Wilner, superintendente. Demais integrantes da diretoria participaram de forma virtual.

Durante a reunião, Filipak destacou que a Secretaria fez a revisão dos Planos Operativos Anuais (POA) da contratualização e do HOSPSUS, por conta da Lei federal que assegura repasses financeiros a entidades prestadoras do Sistema Único de Saúde (SUS), dispensando o cumprimento de metas quantitativas e qualitativas em razão da pandemia de Covid-19.

“Da revisão dos POAs, já encaminhamos para depósito dos nossos contratos o valor de R$ 2,3 milhões. Sobre o HOSPSUS, será disponibilizado ainda nesta semana o montante de R$ 770 mil reais, referente a descontos efetuados. Vamos publicar uma resolução para disciplinar tudo isso. De qualquer forma, está suspensa a avaliação do HOSPSUS Fase 1 até setembro, que é quando vence a próxima etapa, e do HOSPSUS Fase 3 até janeiro”, reforçou.

Na ocasião, o presidente da FEMIPA, Charles London, agradeceu o convite e a oportunidade do encontro. “Enfrentamos grandes dificuldades financeiras e uma expectativa desfavorável. De qualquer forma, olhando pelo lado da evolução, o fato de estarmos juntos, estudando alternativas e ouvindo boas notícias, ameniza um pouco. Sabemos que esses recursos não são a solução, pois a solução precisa vir de outras formas, mas todo valor extra certamente ajuda na manutenção dos serviços”, disse.

 

Fonte: Assessoria de imprensa Femipa