Inaugurou nesta segunda-feira (28) o primeiro Museu da História da Medicina do Paraná. O projeto é fruto da parceria da Santa Casa de Curitiba com a Associação Médica do Paraná. Há mais de um ano as instituições trabalharam na seleção de documentos, peças, instrumentais e equipamentos que formaram um acervo de mais de 35 mil peças.

A abertura oficial do museu foi feita pelo provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba e arcebispo emérito de Diamantina (MG), Dom João Bosco Óliver de Faria, e pelo presidente da AMP, Dr. Nerlan Carvalho, seguida de uma benção de Dom Pedro Fedalto, arcebispo emérito de Curitiba, que fez menção ao novo espaço e também a todos aqueles que passaram pelo hospital ao longo da história.

O provedor da Santa Casa, Dom João Bosco Óliver de Faria, salientou a importância do resgate da memória médica e cumprimentou as entidades parceiras “por esse grande feito, que resgata e traz à luz dos nossos olhos, toda essa beleza que ficou arquivada no curso da história”. O arcebispo afirmou que as novas gerações são muito voltadas para o futuro e existe sempre o risco de se perder a referência com aqueles que construíram o passado e projetaram o presente. “E neste museu estará todo esse caminhar de pioneiros, que trouxeram o que havia de melhor para a saúde e o bem-estar do povo de Curitiba e do Paraná”, concluiu.

As peças foram coletadas desde 1970 pelo Diretor de Museu da Associação médica do Paraná, Dr. Ehrenfried Wittig, e grande parte do acervo são objetos guardados por ele. Além de ter bastante valor para o doutor, Wittig acredita que o espaço poderá ajudar as novas gerações a entender o quanto a medicina evoluiu para que hoje se tivesse uma enorme qualidade de ferramentas e grandes oportunidades.

O espaço do museu conta com 7 ambientes que podem ser percorridos pelo visitante como a farmácia, com armários e frascos de medicamentos ainda lacrados, a capela, o sótão e o primeiro elevador da cidade. Além de contar com um centro cirúrgico e um “pulmão de aço” de quase meia tonelada, inventado nos Estados Unidos em 1928 e utilizado em pacientes com insuficiência respiratória causada pela poliomielite. Os visitantes também poderão conhecer um pouco mais sobre a história da cidade, além de figuras que fizeram história, como o dos médicos Dr. José Cândido da Silva Murici, Dr. Victor Ferreira do Amaral, Dr. Nilo Cairo e do farmacêutico André de Barros, que hoje dão nome a importantes vias de Curitiba.

A inauguração contou com a presença de convidados das áreas da saúde, cultura e educação, como o senador Flávio Arns; Vinicius Filipak, diretor de Política de Urgência e Emergência do Paraná, representando o secretário de Estado da Saúde, Carlos Alberto Preto; Tania Maria dos Santos Pires, superintendente de Gestão da Secretaria Municipal da Saúde, que representou a secretária da pasta, Marcia Huçulak; Beatriz Battistela Nadas, superintendente executiva da SMS; Dr. José Fernando Macedo, tesoureiro da AMP; Dr. João Carlos Baracho, secretário-geral; Dr. Luiz Ernesto Pujol, secretário-geral do Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR); Dr. Avelino Hass, presidente da Academia Paranaense de Medicina; Alexandre Gustavo Bley, diretor de Mercado e Comunicação da Unimed Paraná; monsenhor Antonio Robson Gonçalves, membro titular do Conselho de Administração da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba; Gláucio Geara, presidente da Associação Comercial do Paraná; a deputada federal Leandre Dal Ponte, a vereadora Maria Letícia Fagundes e o ex-ministro da Saúde Alceni Guerra, entre outros.

As visitações começaram nesta terça-feira (29), e o funcionamento será de segunda a sábado, das 10h às 19. Para visitas em grupo é necessário o agendamento prévio pelo telefone (41) 3320-3502 ou por e-mail:  museu@santacasacuritiba.com.br

Fonte: Santa Casa de Curitiba