A abertura oficial da capacitação realizada pelo projeto Educanvisa, em Curitiba, aconteceu, na manhã desta terça-feira (12/6), no hotel Master Express, que fica no centro da capital paranaense. O encontro reuniu representantes das secretarias estaduais de Saúde e de Educação e gerentes e técnicos da Anvisa.

O Educanvisa é uma ação educativa desenvolvida pela Anvisa desde 2006, em âmbito nacional, para levar às salas de aula do ensino fundamental da rede pública conceitos estratégicos para a promoção da saúde, relacionados à Vigilância Sanitária. O projeto   é realizado por meio de uma parceria firmada entre a Agência e as  secretarias de Educação e os núcleos de  Vigilância Sanitária dos estados e dos municípios.

A mesa de abertura do evento contou com a presença de Paulo Costa Santana, chefe do Departamento de Vigilância Sanitária, e Sezifredo Paz, superintendente de Vigilância em Saúde, ambos da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná; Márcia Cristina Stolarski, diretora de Infraestrutura, Logística, Organização e Gestão, e Andréa Bruginski, coordenadora do Programa Estadual de Alimentação Escolar, ambas da Secretaria de Estado da Educação do Paraná; e Marise Penteado, responsável pelo projeto Educanvisa no Paraná.

A  chefe do Núcleo de Educação, Pesquisa e Conhecimento (Nepec) da Anvisa, Daniella Guimarães de Araújo, falou sobre a importância da parceria da vigilância sanitária com a área de educação na construção da cidadania e da proteção da saúde. Ela apresentou também a palestra “Educação e Saúde: uma união de sucesso”.

A capacitação para o Educanvisa no Paraná irá preparar 100 professores de 50 escolas públicas situadas em 47 municípios do estado, além de 42 profissionais de Vigilância Sanitária. Entre os conteúdos abordados, destacam-se vigilância sanitária, promoção da saúde, alimentos, medicamentos e a influência da propaganda no consumo destes produtos.  O encerramento das atividades acontecerá nesta quinta-feira (15/6).

Fonte: Anvisa