Candidato à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL) tem entre suas propostas de governo o foco na prevenção de doenças. Ainda pretende criar, caso seja eleito, um credenciamento universal dos médicos. Confira abaixo as promessas do candidato para a saúde.

Foco na prevenção de doenças

— A população brasileira deveria ter um atendimento muito melhor na área da saúde, tendo em vista o montante de recursos destinado a esta área todos os anos — diz Jair Bolsonaro.

Segundo o candidato do PSL, o país apresenta atualmente gastos compatíveis com a média da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que congrega os países mais desenvolvidos.

As promessas de Bolsonaro para o setor incluem o credenciamento universal dos médicos. Isto é, toda a força de trabalho da saúde poderá ser utilizada pelo SUS, garantindo acesso e evitando a judicialização. Segundo o candidato, isso permitirá às pessoas maior poder de escolha, compartilhando esforços da área pública com o setor privado.

— Todo médico brasileiro poderá atender a qualquer plano de saúde — explica.

O Prontuário Eletrônico Nacional Interligado (Peni) será o pilar de uma saúde informatizada e perto de casa, segundo o plano de governo do candidato. Para isso, todos os postos de saúde, ambulatórios e hospitais deverão ser informatizados, contendo todos os dados do atendimento dos pacientes, além de registrar o grau de satisfação do doente ou do seu responsável. Esse cadastro deverá reduzir custos ao facilitar o atendimento futuro por outros médicos, em outros postos ou hospitais. Além disso, vai tornar possível cobrar maior desempenho dos gestores locais.

Bolsonaro afirma que vai apostar também na prevenção, pois “é melhor e mais barato”, diz. Um exemplo: saúde bucal e o bem-estar da gestante. Ele quer estabelecer nos programas neonatais em todo o país a visita ao dentista pelas gestantes. Onde isso foi implementado, frisa o candidato, houve significativa redução de prematuros.

No que diz respeito ao programa Mais Médicos, ele afirma:

— Caso sejam aprovados no Revalida, passarão a receber integralmente o valor das consultas.

Os agentes comunitários de saúde, por sua vez, receberão treinamento para se tornarem técnicos de saúde preventiva, a fim de auxiliar no controle de doenças frequentes como diabetes e hipertensão, entre outras.

Outra promessa é a inclusão dos profissionais de educação física no Programa de Saúde da Família, com o objetivo de ativar as academias ao ar livre como meio de combater o sedentarismo e a obesidade e suas graves consequências à população, como AVC e infarto do miocárdio.

Confira as propostas do candidato Jair Bolsonaro registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Fonte: DIÁRIO CATARINENSE