O Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (COREN/PR) realiza neste sábado (13) as eleições para a nova plenária que comandará a entidade no período de 2015 a 2017.  A novidade é que esta será a primeira vez que o Conselho realizará a votação pela internet com duração de 24 horas, iniciando às 8h do dia 13 até às 8h do dia 14 de setembro de 2014, em horário local.

Para votar é preciso acessar o site: www.votaenfermagem.org.br

Conheça algumas das propostas das chapas que disputam a eleição:

“Transparência, Democracia e Participação”

Para a enfermeira Simone Aparecida Peruzzo, representante do Quadro I (Enfermeiros) da chapa “Transparência. Democracia e Participação”, o maior desafio e o norte da próxima gestão serão resgatar a credibilidade do Coren Paraná e, consequentemente, a confiança dos profissionais de Enfermagem nesta autarquia, responsável pela regulação e fiscalização do exercício profissional. “Para tanto, se eleita a chapa implantará a partir de 1◦ de janeiro de 2015 um modelo de gestão eficiente, embasado na ética, transparência, democracia e participação”, afirma.

Em relação à formação de mão de obra, a chapa apoia o movimento nacional pela qualidade na formação dos trabalhadores da Enfermagem e vai atuar em parceria, principalmente com a ABEn, para que o Conselho Nacional de Saúde passe a emitir parecer de necessidade social nos processos de autorização e criação de novos cursos de Enfermagem, como uma das estratégias para frear o crescimento desordenado de cursos na área. “Em passado recente, ABEn Nacional e o Cofen já deram exemplo de como valorizar a Enfermagem: atuaram juntos no Conselho Nacional de Educação para garantir a carga horária de no mínimo 4.000 horas para os cursos de graduação em Enfermagem no país. É assim que avançaremos, com trabalho, competência e unidade”, conclui.

“Renovação focada em quem cuida”

Para o representante do Quadro II (técnicos de Enfermagem) da chapa “Renovação focada em quem cuida”, Djalma de Oliveira Pedro, as ações previstas pelo grupo, caso eleito, estão focadas na melhoria da qualidade do profissional que está no dia a dia com os pacientes. Por isso, uma das prioridades será acionar as entidades nacionais para a melhoria das condições de trabalho e melhores salários. Além disso, se eleita, a chapa pretende intensificar as fiscalizações da atividade, já que essa é a atividade fim do Conselho.

Quanto à formação capacitação, o objetivo da chapa é manter os cursos de que já capacitaram mais de 12 mil profissionais no Paraná. “Vamos manter e ampliar o programa, aumentando a carga horária de treinamento por meio de cursos livres de acordo com as necessidades específicas de cada região”, afirma Djalma.

Outra ação prevista pelo grupo é garantir um canal direto entre o Conselho e os profissionais por meio da ouvidoria.

Fonte: Assessoria de Comunicação Femipa