O Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES-PR) elegeu nesta quarta-feira (29) a mesa diretora para a gestão 2012-2013. Joelma Aparecida de Souza Carvalho, representante da Central de Movimentos Populares, do segmento de usuários do SUS, é a presidente eleita por unanimidade (33 votos dos 36 conselheiros titulares presentes).Joelma – que assume a presidência do conselho pela terceira vez (2004, 2010 e 2012) – afirmou que esta gestão dará continuidade ao trabalho realizado pela gestão anterior. “Vamos investir em oficinas para fortalecer os conselhos municipais de saúde e nos prepararmos para as plenárias municipais, estadual e nacional que serão realizadas este ano”, afirmou a presidente eleita. Nas plenárias são discutidos a importância dos conselhos de saúde e os planos municipais e estaduais de saúde. Ela também destacou que 50% dos novos membros nunca haviam sido conselheiros antes.

Pela manhã foi realizado o evento oficial de certificação dos conselheiros da gestão 2010-2012 e a posse dos novos conselheiros eleitos para a gestão 2012-2015. O secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto agradeceu a participação de todos os conselheiros, titulares e suplentes, e reafirmou o respeito da secretaria ao controle social do SUS. “O sucesso da 10ª Conferência Estadual de Saúde, realizada em outubro de 2011, se deve a competência desse grupo que soube conduzir um processo democrático, legítimo e soberano”, disse o secretário. Caputo Neto reafirmou que a secretaria sempre manterá sua posição “nunca de tutela e nem de omissão, pois esse grupo é definidor dos rumos da saúde pública do Paraná”.

A presidente do Conselho, que encerrou seu mandato com a eleição da mesa diretora, Rosita Márcia Wilner, disse que a presidência do conselho foi um tempo de aprendizado. “Apesar de atuar na saúde e no conselho há muitos anos, pude aprender com cada um dos conselheiros e estudei ainda mais para entender a complexidade do Sistema Único de Saúde. Agradeço a oportunidade e ressalto que a missão de fortalecer o SUS é permanente e não a deixarei de lado”, disse Rosita.

A promotora Fernanda Nagi Garcez, do Ministério Público da Saúde, afirmou que sua atuação no conselho durante 2011 reforçou o respeito do MP ao controle social. “Os novos conselheiros têm total apoio do Ministério Público, com o alerta de que, apesar de representarem entidades, a função maior do conselho é atuar em favor do Sistema de Saúde, em favor da população paranaense”, disse a promotora.

O representante do Ministério da Saúde, Ivan Darmo Pereira, anunciou que o ministério estará mais presente no CES-PR, diferente do que foi na gestão que se encerra. “Quero parabenizar o trabalho e o envolvimento dos conselheiros e afirmar que seremos mais atuantes nessa nova gestão para atuar em benefício aos usuários do SUS”.

Conheça a atual mesa diretora do CES:

Presidente: Joelma Aparecida de Souza Carvalho
1º Vice-presidente – Guilherme Fernandes Graziani
2º Vice-presidente – Sezifredo Paz
3º Vice-presidente – Ely de Campos
1º Secretario – Márcia Beghini Zambrim
2º Secretario – Gisela Soares de Souza
1º Tesoureiro – Jonas Braz
2º Tesoureiro – Maria Marucha S. Vettorazzi