Em cerimônia no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (2), o presidente Michel Temer deu posse aos novos ministros dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro Silveira, e da Saúde, Gilberto Occhi.

Também tomou posse, na mesma solenidade, o novo presidente da Caixa Econômica Federal, Nelson Antônio de Souza, que era vice-presidente de Habitação do banco. Ele substitui Occhi, que na cota de indicados do PP, foi deslocado do comando da Caixa para o Ministério da Saúde.

Outros ministros ainda deverão deixar suas pastas nesta semana, quando vence o prazo para aqueles que vão disputar as eleições se descompatibilizarem do cargo.

As trocas na equipe ministerial ocorrem em meio à repercussão das prisões de amigos do presidente Michel Temer na operação Skalda, que investiga irregularidades no setor de portos.

Entre os presos estavam o advogado José Yunes, ex-assessor especial da Presidência da República, e João Baptista Lima Filho, ex-coronel da Polícia Militar de São Paulo. Os dois e outros 8 investigados foram soltos por decisão judicial.

No evento no Palácio do Planalto, o presidente não mencionou as prisões. Em discurso, ele ressaltou que as liberdades individuais devem ser respeitadas no país.

Temer disse ainda que as instituições e o país estão acima das pessoas. “Acima de todos nós, está o país. Acima de todos nós, estão as instituições. Por isso eu preservo as instituições”, disse.

“Queremos enfatizar o tema das liberdades individuais, do devido processo legal, da obediência estreitíssima aos termos da Constituição. Por isso nós colocamos lá [na Constituição], o Brasil é um Estado Democrático de Direito. A mensagem que seu deu, nós, como servos da Constituição: ‘olha, conduza-se pelos termos desta Constituição, não saia dela, porque sair dela é desviar-se dos propósitos democráticos ‘ “, completou o presidente.

Novos ministros

Entra as mudanças no primeiro escalão que serão efetivadas durante a semana, já está acertada a saída de Dyogo Oliveira do Planejamento. O secretário-executivo Esteves Pedro Colnago Junior comandará a pasta.

Dyogo, por sua vez, assumirá a presidência do BNDES, no lugar de Paulo Rabello de Castro, cotado para disputar a Presidência da República pelo PSC. Ainda na equipe econômica, há a expectativa sobre a saída de Henrique Meirelles da Fazenda, que vai se filiar ao MDB.

Gilberto Occhi tomou posse como ministro da Saúde no lugar de Ricardo Barros (PP-PR), que retoma o mandato de deputado federal e pretende disputar a reeleição em outubro. É a terceira vez que Occhi se torna ministro.

Servidor de carreira da Caixa, admitido na instituição financeira em 1980, ele ocupou o cargo de ministro da Integração Nacional, entre janeiro de 2015 e abril de 2016, e de ministro das Cidades, entre março e dezembro de 2014. As duas nomeações ocorreram no governo de Dilma Rousseff.

Já Valter Casimiro Silveira assume a pasta dos Transportes na vaga de Maurício Quintella (PR-AL), que volta à Câmara dos Deputados e planeja se candidatar ao Senado. Valter Casimiro era diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Novo presidente da Caixa, Nelson Antônio de Souza iniciou carreira na instituição em 1979. Foi diretor-executivo de Gestão de Pessoas, chefe de gabinete da Presidência e superintendente nacional da Região Nordeste e do FGTS. Em 2014, assumiu a Presidência do Banco do Nordeste e em agosto de 2015 tomou posse como vice-presidente do Habitação da Caixa.

Leia mais:

Portal G1 – Novos ministros dos Transportes e da Saúde tomam posse nesta segunda-feira

Jornal do Comércio (RS) – Posse do ministro da Saúde e Transportes lota o salão do Palácio do Planalto

Jovem Pan – Com histórico econômico, Occhi assume Ministério da Saúde sob “absoluta confiança” de Temer

Fonte: Portal G1