A Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Paraná (Femipa) esteve no Congresso Nacional, nesta quarta-feira (29), pedindo ajuda de deputados federais para liberação de recursos emergenciais prometidos pelo Governo Federal. Segundo a entidade, as instituições enfrentam problemas financeiros históricos em função da defasagem de quase duas décadas da tabela de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS), situação que foi agravada durante a pandemia de Covid-19.

setor de saúde filantrópico é responsável por mais de 50% dos atendimentos de média complexidade e 70% da alta complexidade no SUS. No entanto, segundo a Femipa, a tabela remunera apenas 60% do total dos gastos dos hospitais com o atendimento público. Conforme o levantamento da Federação, a rede filantrópica disponibilizou 10 mil leitos de UTI Covid para o SUS no país, que permaneceram 100% ocupados durante a maior parte dos últimos 18 meses. De acordo com o presidente da Femipa, Flaviano Ventorim, os recursos repassados não correspondem à necessidade dos hospitais.

Em maio, o Governo Federal anunciou o repasse, por meio de Medida Provisória (MP), de R$ 2 bilhões para as santas casas e hospitais filantrópicos do país, a serem destinados tanto para o enfrentamento à Covid-19 como para atendimento de demais enfermidades, sobretudo no atual momento de retomada da demanda reprimida. Porém, o recurso ainda não foi liberado.

Ventorim cita que agora há uma preocupação para conseguir atender essa demanda reprimida de pacientes.

A rádio CBN entrou em contato com Ministério da Saúde e aguarda retorno.

Fonte: Francielly Azevedo - CBN Curitiba