O Hospital Erasto Gaertner (HEG) lançou recentemente seu primeiro Relatório de Sustentabilidade, um novo formato de divulgação das atividades executadas pela instituição ao longo de um ano. O conteúdo está disponível para leitura e/ou download neste link.

A publicação inédita, referente ao desempenho de 2022, segue os padrões GRI (Global Reporting Initiative) e está alinhada com as premissas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que integram a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). É composta por 24 capítulos e 268 páginas, que demonstram o trabalho desenvolvido pelas nove unidades operacionais do complexo

A GRI fornece os padrões de relatórios de sustentabilidade mais confiáveis e utilizados no mundo, auxiliando as organizações a identificar, reunir e relatar informações relacionadas à gestão da sustentabilidade de maneira clara e comparável.

A apresentação do conteúdo, que substituiu o antigo formato de Relatório Anual de atividades, ocorreu no último dia 30 de março, durante a Assembleia Geral Ordinária da Liga Paranaense de Combate ao Câncer (LPCC – mantenedora do Erasto Gaertner), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

O evento contou com a participação de colaboradores, médicos, conselheiros e sócios da LPCC, que se reuniram para acompanhar a explanação dos impactos sociais, ambientais e de governança da instituição, além dos resultados financeiros do exercício 2022.

Na avaliação do superintendente do HEG, Adriano Lago, a instituição fechou o período com grandes conquistas que fortaleceram a linha de cuidado e entrega de valor à sociedade. “Encerramos o período que marcou a celebração dos nossos 50 anos de história com aumento no número de atendimentos, melhor performance nos indicadores qualitativos e superavit, o que reflete um ótimo resultado financeiro diante da sinalização de perdas que projetamos na metade do ano, principalmente devido às consequências da pandemia de Covid-19, que ainda afetam o setor de saúde”, afirmou Adriano.

O superintendente também comentou sobre a incorporação das perspectivas ESG (Environmental, Social and Governance) nas ações e estratégias da organização. “Ampliamos o nosso olhar em relação ao papel que assumimos como instituição que gera grande impacto na sociedade. As perspectivas ESG passaram a fazer parte de nossas ações, ao mesmo tempo, em que investimos em projetos de energia renovável, certificações de estruturas sustentáveis e bem-estar do usuário, como a LEED for HealthCare e WELL. Assim, ampliamos o olhar para uma gestão cada vez mais responsável da geração e descarte de resíduos”, finaliza.

A diretora-geral do Hospital o Erasto Gaertner, Dra. Carla Martins, reforçou que o HEG foi instigado a fazer mais e de forma mais oportuna, acessível, eficiente e segura, com equidade, qualidade e com menor desperdício. “Fomos case de sucesso na comunidade de hospitais brasileiros que entregam valor. Somos uma instituição modelo em menor tempo de hospitalização e melhor utilização do leito hospitalar, fechando o ano com ganho de eficiência de 28% em relação a 2021. Praticamos, com êxito, o espelhamento das metodologias adotadas na matriz para as unidades”, enfatizou.

Destaques

Entre os destaques do Relatório de Sustentabilidade, estão os temas materiais mais importantes identificados para as operações da instituição. São eles: 1. Desempenho Econômico 2. Experiência do Paciente e Entrega de Valor 3. Promoção e Acesso à Saúde 4. Inovação e Saúde 5. Pesquisa e Desenvolvimento 6. Ética e Integridade 7. Gestão de Energia e Mudanças Climáticas 8. Gestão de Resíduos 9. Valorização, capacitação e bem-estar dos colaboradores e das equipes médicas 10. Responsabilidade Social.

Outro trecho de relevância na publicação é a Jornada do Paciente, que aponta o oferecimento de mais de 29 especialidades médicas e de uma equipe multidisciplinar especializada em oncologia e pacientes críticos.

O documento também traz, ainda, os números que marcam o ano, indicando avanço nos serviços e na assistência. O HEG e suas unidades atenderam, em 2022, 61.566 pacientes, número que representa um salto de 21,3% sobre 2021 (50.770). Do total de atendidos, 82% são originários do Sistema Único de Saúde (50.484 pessoas) e 18% são provenientes da rede privada (11.082 pessoas).

O número de procedimentos registrou elevação de 9,1% de 2021 para 2022, quando chegou a 2.305.5702. Foram 1.676.151 procedimentos (72,7%) prestados para pacientes do SUS e 629.421 oferecidos para quem veio do privado (27,3%),

Outros destaques do Relatório

Assistência e Resultados nos Tratamentos
Planejamento Estratégico
Plano Diretor
Nossas Unidades
Valorização, capacitação e bem-estar
Nossa entrega de valor
Promoção e acesso à saúde
Gestão energética e mudanças climáticas
Gestão de resíduos
Desempenho econômico e investimentos (Balanço Contábil)

Fonte: Hospital Erasto Gaertner