Em reunião da Comissão Intergestores Bipartite do Paraná (CIB-PR) realizada na manhã desta quinta-feira (24), gestores da secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e das secretarias municipais de Saúde aprovaram o início da vacinação da segunda dose de reforço em idosos acima de 80 anos no Paraná. A decisão seguiu a recomendação do Ministério da Saúde, anunciada nesta quarta-feira (23), por meio da Nota Técnica 20/2022, publicada pela pasta.

Com a decisão, os 399 municípios paranaenses, responsáveis pela aplicação das doses, poderão vacinar os idosos assim que os imunizantes forem enviados pelo Governo Federal, direcionados para este público-alvo.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou da reunião, e disse que o processo de vacinação é dinâmico, e que seguir as recomendações dos órgãos competentes, garante mais proteção à população. “Devemos estender a 4ª dose para população acima de 80 anos, mas estamos pleiteando no PNI, que possamos estender para toda a população acima de 18 anos, de forma decrescente”.

“Esperamos as doses que o Ministério da Saúde irá nos mandar. Os municípios são nossos parceiros e contamos com todos eles para efetuarem a busca ativa e que não deixemos de lado essa ação tão importante”, completou.

Na ocasião, o setor de Imunização da Sesa também propôs uma oficina de multiplicadores para a vacina BCG, a ser replicada em todas as Regionais de Saúde, assegurando a busca ativa, para que nenhum recém-nascido deixe de ser imunizado nos primeiros dias de vida. Com a aprovação, por unanimidade, a capacitação terá início no dia 3 de maio.

“Esse tipo de pactuação é importante para todos os municípios. Estávamos com foco apenas na Covid-19, e agora temos de expandir novas ações para que outras doenças não tenham espaço no Paraná. Manter as crianças protegidas, com o calendário vacinal em dia é fundamental”, disse o presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems), Ivoliciano Leonarchik.

PACTUAÇÕES – Foi aprovada a nova Linha Guia de Cuidado Materno Infantil do Paraná. Em sua 8ª edição, a proposta aumenta o valor do repasse para parto de risco habitual em 100% do praticado atualmente. Além desse aumento também foi anunciado o investimento de cerca de 30 milhões de reais na Rede de Atenção Materno Infantil.

Na mesma reunião, os membros da CIB aprovaram a indicação de hospitais do Estado para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, a homologação dos municípios que receberão a Telecardiologia, um serviço de telediagnóstico que disponibiliza laudos de eletrocardiograma on-line, além do custeio de ações de vigilância, prevenção e controle das Ist/Aids e hepatites virais, do grupo de Vigilância em Saúde.

PRESENÇAS – Da Sesa, participaram da reunião o diretor-geral, Nestor Werner Junior, o chefe de gabinete, César Neves; o diretor de Gestão em Saúde, Vinícius Filipak, e a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti David Lopes; a 1ª diretora administrativa do Cosems e secretária municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak; o 1º diretor financeiro do Cosems e secretário municipal de Saúde de Campo Mourão, Sérgio Henrique dos Santos, e Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) ; o conselheiro fiscal do Cosems e secretário municipal de Saúde de Bandeirantes, Wanderson de Oliveira ; além dos diretores das 22 Regionais de Saúde do Estado, gestores municipais de Saúde e demais servidores da Sesa.