Primeiro dos 11 hospitais brasileiros a receber o S.O.S Emergências , o Miguel Couto, no Rio de Janeiro, já tem definidas as ações prioritárias a serem executadas pelo Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar (NAQH). Num prazo estimado de 30 dias, a contar a partir do dia 9 de novembro, será feito um diagnóstico das principais dificuldades relacionadas à porta de entrada hospitalar e discutidas medidas que possibilitem a redução do tempo de permanência dos pacientes na emergência.

O S.O.S Emergências é uma estratégia do Ministério da Saúde – executada em parceria com estados e municípios – que vai qualificar a gestão e o atendimento nas emergências de grandes hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No Rio de Janeiro, além do Miguel Couto, da rede municipal, o Hospital Estadual Albert Schweitzer também recebe apoio da ação, lançada no dia 8 de novembro pela presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro Alexandre Padilha, em Brasília. No dia 9, Padilha esteve no Rio para dar início aos trabalhos nos dois hospitais.

Referência em neurocirurgia, traumato-ortopedia e cirurgia vascular, o Miguel Couto foi selecionado para receber a ação por, além de possuir pronto-socorro, realizar grande número de internações (foram 11,21 mil de janeiro a outubro deste ano) e atendimentos ambulatoriais. Caberá ao NAQH do Miguel Couto – formado por representantes do ministério, das secretarias estaduais e municipais de Saúde e do hospital – avaliar a regulação de leitos de retaguarda em unidades da região para atender à demanda do hospital.

O núcleo avaliará, por exemplo, quantas equipes do Melhor em Casa poderão ser criadas. O programa, outra ação lançada pelo governo federal através do Ministério da Saúde, aumentará a capacidade do atendimento domiciliar já realizado no município, possibilitando assim a desospitalização de pacientes.  “Temos a convicção de que não se faz mudança em urgência e emergência se não houver uma mudança no antes, na rede básica, e no depois. Por isso, o S.O.S  Emergências não é uma ação isolada, mas faz parte de uma rede de ações do Ministério da Saúde”, disse o ministro Alexandre Padilha no lançamento do S.O.S Emergências no Miguel Couto.

ALBERT SCHWEITZER – A elaboração de medidas que reduzam o tempo de permanência dos pacientes na emergência também será uma das prioridades do Núcleo de Acesso e Qualidade Hospitalar do Albert Schweitzer. Principal unidade de urgência e emergência em funcionamento na Zona Oeste do Rio, o hospital tem 338 leitos e realizou – de janeiro a outubro deste ano – cerca de 150 mil atendimentos somente no pronto-socorro.

Uma outra tarefa prioritária do NAQH – determinada pelo ministro Alexandre Padilha em sua visita à cidade para assinar o termo de compromisso do S.O.S Emergências – será a habilitação dos 43 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva do Albert), que funcionam desde 2008.

AÇÕES – Além das ações prioritárias já definidas no Miguel Couto e no Albert Schweitzer, os Núcleos de Acesso e Qualidade Hospitalar vão avaliar e executar outras medidas que qualifiquem a assistência, como organizar a gestão de leitos, o fluxo de internação e a implantação de protocolos clínico-assistenciais e administrativos. Estão previstas, ainda, medidas para proporcionar a adequação da estrutura e do ambiente hospitalar.

O Ministério da Saúde vai liberar recursos de R$ 3 milhões para cada um dos hospitais para a realização de obras e aquisição de equipamentos – conforme for definido após as avaliações feitas pelos núcleos, em conjunto com a direção das unidades.

REDE – O S.O.S Emergências integra a Rede Saúde Toda Hora e, além do Miguel Couto e do Albert Schweitzer, tem início em mais nove hospitais de grande porte, localizados em oito capitais: Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Brasília (DF), São Paulo (SP), Belo Horizonte (BH), Goiânia (GO) e Porto Alegre (RS). Todos os hospitais selecionados são referências regionais, possuem pronto-socorro e realizam grande número de internações e atendimentos ambulatoriais. A meta é que até 2014 o S.O.S Emergências atinja os 40 maiores prontos-socorros brasileiros, em 26 estados e no Distrito Federal.