capacitaçãoA Secretaria da Saúde, através da Escola de Saúde Pública do Paraná, e o Conselho Estadual de Saúde promovem o primeiro curso de capacitação de conselheiros municipais, estaduais e secretarias executivas dos conselhos de saúde. Até julho deste ano serão capacitados 750 conselheiros de 70 municípios do Paraná.

A primeira fase, realizada em Curitiba, nos dias 29, 30 e 31 de janeiro, formará 40 facilitadores que ficarão responsáveis por capacitar os conselheiros e secretários executivos sobre Inclusão digital, Saúde e Cidadania, Políticas de Saúde e Gestão do Controle Social. A partir do dia 8 de fevereiro iniciam-se as capacitações regionais.

Na cerimônia de abertura do curso de facilitadores, o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, reafirmou a importância dos conselhos de saúde para a melhoria da gestão pública. “É muito importante que os conselheiros tenham conhecimento das políticas públicas, dos níveis de pactuações que regem o Sistema Único de Saúde e da importância do controle social. Estamos dando condições, através da Escola de Saúde Pública, para que se democratize este processo”.

Ele destacou que o governo investe em capacitação, porque considera um dos pontos que fortalecem o tripé dos programas estratégicos da Secretaria, juntamente com investimento e custeio. “Sempre comemoramos obras, investimentos, no entanto, o que tem feito a política de saúde avançar são as capacitações, as conferências”, ressaltou Caputo Neto.

A presidente do Conselho Estadual de Saúde, Joelma Carvalho, afirmou que esta capacitação foi muito aguardada pelos conselheiros e só com o apoio da Secretaria da Saúde foi possível realizá-la. “Vamos proporcionar aos conselheiros o acesso às políticas de saúde, principalmente do Paraná. Este curso dará base para que o conselheiro consiga exercer o seu papel, que é dialogar com o gestor, propor diretrizes e fiscalizar o cumprimento dos planos de saúde”, disse Joelma.

A conselheira estadual, Rosalina Batista, coordenadora da Comissão de Comunicação e Educação Permanente para o Controle Social em Saúde, afirmou que “as leis e políticas de saúde mudam a cada troca de gestão e os conselheiros, na maioria representantes dos usuários do SUS, não têm acesso às capacitações”. O curso tem a duração de seis meses, com carga-horária total de 128 horas

A diretora da Escola de Saúde Pública do Paraná, Regina Gil, explicou que o curso foi elaborado a partir da demanda dos conselheiros, tendo um módulo dedicado à inclusão digital. “O Estado do Paraná é pioneiro neste tipo de capacitação presencial e os participantes receberão o certificado da Escola de Saúde Pública do Paraná”, destacou.

Fonte: Sesa