25.06A Secretaria Executiva do Ministério da Fazenda publicou nesta quinta-feira (25), no Diário Oficial da União, a Resolução 01, que dispõe sobre o sistema de escrituração digital das obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas (eSocial). O eSocial é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados.

Atualmente a versão disponível do eSocial é de uso opcional e atende apenas o empregador doméstico para registro de informações referentes às competências a partir do mês de junho de 2013. Ainda estão sendo disponibilizados serviços e facilidades que possibilitam ao empregador o cumprimento de algumas de suas obrigações trabalhistas e fiscais num canal único, de forma facilitada e bem intuitiva.

A partir da regulamentação da Emenda Constitucional n° 72/2013, no entanto, a versão terá caráter obrigatório e outros recursos estarão disponíveis para que o empregador possa cumprir com suas obrigações.

Quando for implantado em sua totalidade, o eSocial será estendido aos demais empregadores, pessoas físicas e jurídicas, trazendo diversas vantagens em relação à sistemática atual, tais como:

•  Atendimento a diversos órgãos do governo com uma única fonte de informações, para o cumprimento das obrigações trabalhistas, previdenciárias e tributárias atualmente existentes; 

• Integração dos sistemas informatizados das empresas com o ambiente nacional doeSocial, possibilitando a automação na transmissão das informações dos empregadores; 

• Padronização e integração dos cadastros das pessoas físicas e jurídicas no âmbito dos órgãos participantes do projeto.

O projeto eSocial é uma ação conjunta dos seguintes órgãos e entidades do governo federal: Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social – INSS, Ministério da Previdência – MPS, Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, Secretaria da Receita Federal do Brasil – RFB. O Ministério do Planejamento também participa do projeto, promovendo assessoria aos demais entes na equalização dos diversos interesses de cada órgão e gerenciando a condução do projeto, através de sua Oficina de Projetos.

O Sistema eSocial já está em fase final e a implantação gradativa está sendo desenvolvida pelo governo. Por isso, a CMB recomenda a leitura da Resolução 01 e o acompanhamento do programa, podendo algumas dúvidas serem esclarecidas no link: http://www.esocial.gov.br/doc/PerguntaseRespostas_versao_2_final.pdf

Fonte: Newsletter Expressinho CMB