“Pinturas do Inconsciente – transformando seu olhar” é o tema da XXV Exposição Itinerante do Hospital Psiquiátrico de Maringá (HPM), que está aberta à visitação pública durante todo este mês de setembro no Shopping Avenida Center. A exposição é também parte da programação da XXV Semana da Pessoa com Transtorno Mental e Dependência Química do hospital.

“Quem tiver a oportunidade, vale a pena visitar a exposição para compreender melhor este universo das pessoas com transtornos mentais. Cada tela traduz um sentimento, uma forma de comunicação com o mundo”, aponta a presidente do HPM, Maria Emília Parisotto Mendonça.

Maria Emília conta como surgiu este trabalho pioneiro no hospital: “Dr. Onofre Pereira Mendonça, fundador do Hospital Psiquiátrico de Maringá, havia trabalhado com a médica psiquiátrica Nise da Silveira, no Rio de Janeiro, reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria. Aluna de Carl Jung, ela revolucionou o tratamento mental no Brasil ao incluir a Terapia Ocupacional no auxílio terapêutico”.

“Esta experiência levou Dr. Mendonça a adotar o trabalho com as artes plásticas, que resultou no acervo do HPM, que é o material das ‘Exposições Itinerantes Transformando o Seu Olhar’, que ocorrem anualmente durante o mês de setembro em Maringá”, explica.

A Terapia Ocupacional, segundo ela, colabora com a reabilitação funcional do usuário dos serviços de saúde mental, além de trabalhar aspectos subjetivos da individualidade humana.

Por isso, o hospital maringaense foi o primeiro do Brasil a incluir a Terapia Ocupacional e o “criar artístico” como forma adjunta ao tratamento psiquiátrico. Iniciou com pacientes esquizofrênicos graves, que não se comunicavam verbalmente e se estendeu para todos os demais em tratamento integral.

O Hospital Psiquiátrico de Maringá, Referência Estadual em Saúde Mental, completa 58 anos em 2020.

Fonte: Hospital Psiquiátrico de Maringá