A Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina (FEHOSC) completa, neste dia 10 de janeiro, 26 anos de fundação como defensora dos interesses do segmento hospitalar filantrópico do Estado, contribuindo para a crescente qualificação do Sistema de Saúde.

Fundada em 1992, a entidade atua na representatividade das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos, interagindo com instituições públicas e privadas e com atuação decisiva na melhoria da assistência à saúde da população, através da prestação de atendimento ágil e eficiente aos seus 75 associados, atuando diretamente nos campos político, técnico, administrativo e na realização de atividades educacionais para a formação dos profissionais e servidores atuantes na área da Saúde.

Presidida por Hilário Dalmann, a entidade possui uma política fundamentada pelo acompanhamento permanente da legislação que disciplina as regras para a concessão e a renovação do Certificado das Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área da Saúde (CEBAS-Saúde), para bem orientar seus associados a obterem suas concessões de benefícios e incentivos. Além de trabalhar incessantemente no desenvolvimento de ações individuais, e em conjunto com a Associação e Federação dos Hospitais de Santa Catarina (AHESC-FEHOESC) para a manutenção dos serviços prestados à população.

“A federação evoluiu significativamente nos últimos seis anos. Além de informar os associados, passou se engajar em ações políticas junto aos municípios, estado e governo federal.” Dalmann ressalta a parceria criada com as entidades AHESC-FEHOESC e Instituto Santé, que trouxe grande avanço e benefícios aos hospitais. “A união das entidades que representam o setor da Saúde resultou em maior força para buscar o reconhecimento por parte do governo do estado, que hoje não recebem a devida consideração. Buscamos a consolidação da rede de serviços hospitalares no âmbito do SUS como parceiros do poder público,” complementa.

O presidente também destaca a criação do Grupo de Compras – Solução em Gestão de Compras Conjuntas de Insumos Hospitalares para Entidades de Saúde, em 2004. O Grupo constituído pela FEHOSC, em parceria com os Hospitais filiados atua junto aos fornecedores na busca de melhores preços, condições financeiras, fornecedores, logística e qualidade de materiais e insumos médicos hospitalares. “Através da ferramenta o associado pode comprar com até 25% de desconto”, salienta.

As atividades da Federação contam com o respaldo da entidade nacional de representação do segmento filantrópico, a Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), em Brasília.

Fonte: Saúde Catarinense (SC)