Lançamento 1A política no Brasil vive um momento conturbado e as pessoas estão cada vez mais descrentes nos políticos que escolheram para conduzir o país. Pensando nisso, e como parte das ações para se aproximar da sociedade, estimular o debate de ideias e contribuir para o fortalecimento da democracia, a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do estado do Paraná (Femipa) aderiu ao movimento Vote Bem, uma iniciativa apartidária de conscientização política que foi organizada pela Federação das Indústrias do Paraná (Fiep). O evento de lançamento será no dia 22 de julho, às 17h30, no Campus da Indústria. Em seguida, às 19h, o ministro Gilmar Mendes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), fará uma palestra sobre os “Defeitos e virtudes do atual processo eleitoral”.

O movimento tem por objetivo estimular a reflexão sobre o voto responsável e mobilizar a sociedade sobre a importância de votar com informação e fiscalizar os representantes. Como principais ferramentas para essa mobilização, o Vote Bem vai utilizar a informação, o debate de ideias e a troca de experiências. Para o presidente da Femipa, Flaviano FeuVentorim, o movimento é fundamental para o bom desenvolvimento da democracia no Brasil. Ele ressalta que a população deve compreender que o voto é a melhor forma de mudar esse cenário de crise política que o Brasil enfrenta.

“A corrupção está instalada em nosso país e não é só na política; está em toda a nossa sociedade. Mas é na política que o reflexo é maior para todos nós. É preciso que as pessoas de bem se engajem politicamente e cobrem os resultados daqueles que se dispuseram a estar na política. Por isso, é fundamental que nessas eleições municipais, a população vote com consciência. Antes de decidir o voto, precisamos analisar as propostas e a conduta de cada candidato e partido. A responsabilidade é de cada um de nós”, declara.

O presidente da Fiep, Edson Campagnolo, destacou também que o voto é a principal ferramenta que o cidadão tem em mãos em uma democracia para influenciar nos rumos de sua cidade, seu estado ou seu país. “É pelo voto que escolhemos aqueles que vão representar nossos interesses nos poderes Executivo e Legislativo. É fundamental que o eleitor vote de forma consciente, escolhendo candidatos realmente comprometidos com os anseios da comunidade”, diz. “E além de votar bem, todas as pessoas devem participar mais ativamente da vida política, acompanhando os mandatos dos eleitos, fiscalizando suas ações e cobrando uma gestão pública ética e eficiente”, completa.

Serviço

Lançamento do Vote Bem – Palestra com Gilmar Mendes

Data: 22/07 – sexta-feira
Horário: 19h (com apresentação para imprensa e convidados às 17h30)
Local: Campus da Indústria – Av. Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico – Curitiba
Inscrições para a palestra e informações sobre o movimento: www.fiepr.org.br

Vote Bem

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de imprensa Femipa, com informações da Fiep