A Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Paraná (Femipa) e representantes de hospitais filiados participaram nesta quinta-feira (17) de uma reunião com a Secretária Municipal de Saúde de Curitiba, Marcia Cecilia Huçulak. Na pauta foi discutida a situação da retaguarda da urgência e emergência na cidade e os impactos de um possível leilão do Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, filiado da instituição. O leilão estava previsto para ocorrer no dia 4 de maio, mas foi adiado, ainda sem data definida.

Durante a reunião a Femipa reafirmou seu apoio ao hospital e a parceria com o sistema público de saúde, se colocando à disposição para a construção conjunta de um plano para atender possíveis oscilações no atendimento durante a fase de reestruturação do hospital, deixando clara, no entanto, a importância da instituição. “A preocupação é nossa e de toda a sociedade. O Evangélico é um dos pilares da saúde nessa cidade e merece nossa atenção e apoio, por isso nossa preocupação com a continuidade do atendimento”, destacou o presidente da Femipa, Flaviano Feu Ventorim.

A Secretária de Saúde agradeceu a instituição pela atitude de buscar fortalecer a parceria com o sistema público de forma antecipada e garantiu que sua pasta vem movendo todos os esforços para a manutenção do atendimento. Márcia afirmou que ela e sua equipe têm acompanhado a elaboração do edital de leilão e documentado, junto ao juiz que conduz o caso e aos ministérios públicos do Trabalho e da Saúde, a preocupação com a capacidade de atendimento da rede em caso de alterações na capacidade de atendimento do hospital, sobretudo em áreas especiais como o pronto-socorro, obstetrícia, atendimento a queimados e Unidades de Terapia Intensiva. “Temos um sistema que tem atendido à população, mas é justo. Hoje, não podemos prescindir de nenhum prestador, muito menos o Evangélico”, avaliou.

A Secretária também comunicou que o poder público realizou, via ofício, diversas solicitações ao Poder Judiciário, entre elas que o hospital mantenha os setores prioritários em atendimento mesmo após o leilão durante um período que possibilite a preparação do setor para receber a demanda, a manutenção do atendimento pelo Sistema Único de Saúde e a transição apenas após o inverno, período no qual a cidade tem aumento de fluxo na demanda por atendimento. “Buscamos mostrar ao MP os riscos de qualquer alteração abrupta ou descontinuidade no atendimento do Evangélico, pois temos a mesma preocupação demonstrada pela Femipa”, disse.

Participaram da reunião Nívea Pereira de Souza e Marcelo Bittencourt, da Santa Casa de Misericórdia; Álvaro Quintas e Rosita Marcia Welner, da Femipa; André Garcia, da Femipa e Hospital Cajuru; André Teixeira, do Hospital Pequeno Príncipe; Carlos Motta e Juliana Aparecida Cotrim Millak, do Hospital da Cruz Vermelha; Maurus Serpe, do Hospital Evangélico; Pedro Henrique de Almeida, da Diretoria do Sistema de Urgência e Emergência de Curitiba; Anna Paula Lacerda Penteado, da Diretoria de Urgência e Emergência da SMS e Beatriz Battistela Nadas, da Superintendência Executiva da SMS.

Fonte: Por Karla Mendes - Interact Comunicação