A partir desta semana a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Filantrópicos do Paraná disponibiliza no site o Manual de Sustentabilidade da Femipa. O material foi desenvolvido para oferecer suporte no desenvolvimento e cumprimento de metas aos hospitais que desejam implementar medidas sustentáveis.

Embora a sustentabilidade na área da saúde seja um assunto novo, o impacto econômico, social e ambiental que a iniciativa gera justificam a importância do projeto. Além de indicar as etapas para a implantação de projetos, o manual propõe a aplicação de ações voltadas ao desenvolvimento sustentável em instituições de saúde por meio de orientações práticas e exemplos de iniciativas que já estão dando certo.

A iniciativa faz parte das ações do Conselho Temático de Sustentabilidade da Femipa, instituído em setembro de 2011 com o objetivo de discutir e propor estratégias relacionadas aos interesses do setor hospitalar, apresentar subsídios ao processo decisório da diretoria da entidade, visando a inclusão de práticas sustentáveis às rotinas dos hospitais.