Tendo em vista a gravidade da situação por conta do COVID-19, novo Coronavírus, a Federação das Santas Casas de Misericórdia e Hospitais Beneficentes do Estado do Paraná (Femipa), que representa 60 instituições de Saúde, lançou, no dia 18 de março, uma página especial dentro do site oficial para agrupar as principais informações e ajudar a evitar a circulação de notícias e informações falsas.

A publicação, que pode ser acessada diretamente pelo link www.femipa.org.br/covid-19, vai reunir as notas oficiais e as principais informações sobre o atual momento em relação ao COVID-19, bem como as atualizações e orientações aos hospitais e à população e os comunicados das instituições de saúde filantrópicas do Estado do Paraná.

Ainda sobre o assunto, a Femipa informa à imprensa que os hospitais filantrópicos estão seguindo as orientações das autoridades em relação ao COVID-19 e destaca que está em diálogo permanente com a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) e com a comissão especial para monitoramento da situação.

É importante frisar que os hospitais beneficentes e santas casas do Paraná, responsáveis por mais da metade dos atendimentos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), assim como de boa parte dos pacientes de planos de saúde, estão preparados para atender normalmente a população.

Dessa forma, reforçamos que não há motivos para pânico. As unidades de pronto atendimento devem ser procuradas apenas em casos de sintomas associados à doença, evitando exposição desnecessária a diferentes vírus.

A orientação à população, neste momento, é para que as pessoas que retornam de viagem internacional em regiões onde há confirmação de transmissão local da doença fiquem alerta ao aparecimento de sintomas respiratórios nos próximos 14 dias após a volta. No caso de febre associada a outro sintoma respiratório, a orientação é procurar um serviço de saúde.

O acompanhamento está sendo feito em tempo real e, em uma eventual mudança do cenário, um novo encontro com os hospitais será organizado para definir os próximos passos.

 

Fonte: Assesoria de Imprensa Femipa - Interact Comunicação