IMG_9095Aconteceu na tarde desta sexta-feira (03), na sede da Femipa, em Curitiba (PR), a reunião presencial com os hospitais afiliados para discutir assuntos pertinentes ao setor filantrópico do Paraná. Entre os assuntos discutidos, o presidente da Federação, Flaviano Feu Ventorim, falou sobre a agenda de compromissos da instituição e os próximos passos. A proposta do presidente e da equipe da Femipa é dar início ao planejamento estratégico da Femipa para fortalecer a entidade e tornar o trabalho mais sólido. “Precisamos saber o que os hospitais afiliados esperam da Femipa para fazer o planejamento e definir qual o posicionamento da Federação junto à população e aos órgãos públicos”, explica Ventorim.

Para aumentar a representatividade da Federação, a Femipa sugeriu também aos afiliados definir um representante da entidade por região para participar dos eventos mais importantes para o setor. A ideia é fazer com que a instituição esteja sempre presente nas principais discussões para defender os interesses dos filantrópicos. Além disso, a Femipa vai organizar grupos de trabalho divididos por áreas, como hospitais de ensino e hospitais de pequeno porte. Dessa forma, a Federação poderá conhecer as particularidades de cada hospital para pensar em ações que englobem todas as instituições de Saúde. Essas informações poderiam ajudar inclusive a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) a desenvolver programas mais estratégicos.

Outra proposta da Femipa apresentada ao secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, é para organizar, no primeiro semestre de 2017, uma grande reunião entre a Sesa, hospitais contratualizados, as regionais de Saúde e os secretários municipais de Saúde para discutir o que é o HospSUS, lembrar o papel de cada regional e de cada gestor para o setor, além de outros assuntos. O objetivo dessa reunião é também mostrar a realidade dos hospitais e as necessidades deles. A Femipa pretende organizar grupos de trabalho para definir os próximos passos para viabilizar a reunião.

Banco de dados

O presidente da Femipa também informou que a Federação pretende criar um banco de dados estatísticos dos hospitais afiliados, para ter informações atualizadas e confiáveis para embasar os trabalhos da entidade e divulgar para a imprensa. A ideia é que o banco de dados traga um perfil de indicadores levantados e a relevância de cada indicador, bem como uma análise da importância de cada hospital para a região onde está inserido. “Para isso, a participação dos afiliados disponibilizando os dados é fundamental”, enfatiza o presidente.

Dentro das estratégias de comunicação, a Femipa também vai buscar estabelecer um canal de comunicação com os vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais, senadores e a população para divulgar as ações da Federação e de seus afiliados.

“Queremos que eles conheçam a nossa importância e de que forma as Leis criadas por eles podem impactar no dia a dia dos hospitais. Dentro do planejamento estratégico, vamos retomar todas essas questões, para que possamos estar atualizados. Também queremos aproveitar as portas abertas que temos com a imprensa do Paraná, e é somente com informações sólidas que conseguiremos mostrar a importância e a representatividade da Femipa, bem como dos filantrópicos para o Paraná”, completa Ventorim.

Pesquisa para PNHOSP

O presidente da Femipa aproveitou a reunião com os afiliados para pedir a participação de todos na pesquisa sobre a Política Nacional de Atenção Hospitalar (PNHOSP). Ventorim ressaltou que a participação dos hospitais é muito importante, porque os dados que serão levantados na pesquisa vão subsidiar a discussão da contratualização e do Índice de Gestão Hospitalar (IGH) junto ao Ministério da Saúde. A CMB informou que somente 6% das santas casas e hospitais filantrópicos existentes no país responderam o questionário. Por isso, o presidente pediu o empenho de todos no assunto.

Apoio Cotações

Aproveitando a presença dos diretores das instituições de Saúde, o diretor da Apoio Cotações, Alex Hüsemann George, fez uma apresentação para mostrar a empresa e a forma de trabalho que pode beneficiar as instituições. Segundo ele, a Apoio Cotações faz a ligação entre as instituições compradoras e os fornecedores para buscar produtos de qualidade pelo melhor preço. A empresa já é parceira da Femipa há dois anos e o diretor ressaltou que a cada três meses surgem novidades e novas funcionalidades para melhorar e otimizar a plataforma. Os interessados podem entrar em contato com a Apoio Cotações para saber mais informações. Vale ressaltar que os afiliados à Femipa têm desconto para o uso da plataforma. Mais informações pelo telefone (19) 3251-1220 ou por e-mail alex@apoiocotacoes.com.br

Fonte: Assessoria de imprensa Femipa