Tema esteve presente na sala temática “Efetividade Clínica: Atenção, Qualidade e Eficiência” durante o 10º Seminário Femipa

A BMJ Best Pratice e BMJ Learning, duas plataformas com foco em “segunda opinião” e formação continuada para médicos e outros profissionais de saúde estão disponíveis para uso online por todos os interessados. As plataformas foram apresentadas durante a palestra “Plataformas de segunda opinião: benefícios e como utilizar com segurança”, realizada por Quitéria Neves, assessora de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

O debate fez parte da sala temática “Efetividade Clínica: Atenção, Qualidade e Eficiência, que integra a programação do 10º Seminário Femipa, evento que reuniu representantes de hospitais e instituições humanitárias do Paraná e de todo o Brasil em Curitiba entre os dias 25 e 27 de outubro.

A assessora explicou que as plataformas foram disponibilizadas por meio de uma parceria entre o Governo do Estado do Paraná e a empresa britânica BMJ, com o objetivo de oferecer suporte online ao diagnóstico e à formação da opinião clínica de médicos, enfermeiros, dentistas e outros profissionais da saúde e possibilitar a formação continuada de forma rápida, com menor custo e maior eficácia.

As plataformas estão disponíveis online e oferecem a possibilidade de download do material para uso offline. Também é possível utilizar os aplicativos nos dispositivos móveis, além de computadores.

De acordo com Quitéria, os aplicativos já estão disponíveis para 50 mil profissionais em todo o Estado. Na página da Secretária de Estado da Saúde (www.saude.pr.gov.br) estão disponíveis as orientações sobre como solicitar o código de acesso para o cadastro e como acessar as plataformas. A assessora explica ainda que o contrato firmado permite esse acesso desde 2016 e estará vigente até 2019.

Segunda opinião

A plataforma BMJ Best Pratice é um aplicativo de suporte online de segunda opinião com banco de dados com mais de 1,2 mil monografias escritas, além de 3 mil imagens e 4 mil diretrizes de diagnóstico.

Um dos destaques, segundo Quitéria, é que os conteúdos são disponibilizados somente a partir de experiências científicas, com as mais recentes evidências e pesquisas realizadas acerca de cada tema. “Também é importante destacar que os conteúdos são produzidos de forma independente, por exemplo, das pesquisas realizadas por laboratórios. Os conteúdos são realizados de forma plural e independente, o que garante a acreditação destes conteúdos”, explicou.

Outro destaque é a possibilidade da certificação daquilo que está sendo pesquisado, fornecendo a possibilidade de o profissional também comprovar a pesquisa. A ferramenta também busca alinhar e oferecer conteúdos direcionados ao interesse e área de atuação do profissional.

Outra vantagem é o acesso rápido a informações confiáveis e atualizadas para respostas a doenças ainda pouco conhecidas ou epidemias. Como exemplo, Quitéria citou as pesquisas e informações sobre o Zika Vírus, com informações atualizadas rapidamente e disseminadas por meio da ferramenta.

BMJ Learning

A plataforma de formação continuada oferece mais de 800 módulos  em português com conteúdos em texto, vídeo e áudio, credenciados e revisados por profissionais reconhecidos no mercado internacional. Além destes, vários outros cursos estão disponíveis em inglês.

“É uma ferramenta que oferece imensas possibilidades, conteúdos de ponta e possibilidades infinitas, mas traz o desafio individual exigindo o compromisso de utilizar uma ferramenta online e realizar capacitação, colocando em prática isso no dia a dia. Esse é o grande desafio, o comprometimento individual”, completou.

Fonte: Assessoria de Imprensa Femipa – Karla Mendes