Quem passou perto da Casa de Apoio do Hospital Uopeccan nesta quarta-feira, 20, conseguiu ouvir de longe o som da música caipira. Lá dentro, ocorria mais uma tradicional festa junina para os pacientes e acompanhantes hospedados na Casa. A festa foi completa: teve pinhão, quentão de suco de uva, apresentações de música sertaneja, pipoca, doces típicos juninos e muita alegria. “Foi ótimo. Desde cedo, o pessoal já foi organizando a festa e a gente foi entrando no clima. Nem vimos o dia passar de tão bom que foi”, diz Marizete M. Borges, paciente em tratamento no Hospital Uopeccan. “A gente chega até a esquecer o tratamento, a doença e as dores. Enquanto tem festa, a gente se diverte”, conclui.
O Garibaldi Veceloski também gostou do evento, mas ele admite que o momento mais esperado era o da degustação. “Já tomei o meu quentão e agora vou escolher o que vou comer. Estou torcendo para o motorista [do município] não chegar logo que é pra dar tempo de aproveitar a festa inteirinha”, confidenciou ele, entre risos.
Em meio aos comes e bebes, típicos deste período do ano, a festa contou com a alegria do grupo Elos da Corrente, de Dois Vizinhos. Além da animação, eles trouxeram na bagagem muita vontade de fazer os pacientes sorrirem. “É um momento único e super especial: todo mundo ganha. Ver a alegria deles em nos receber aqui é muito bom”, diz Fábio Gaspar que, durante a festa, incorporou o papel de noivo caipira.

A FESTA
Eventos como a festa junina são bastante comuns no calendário do Hospital Uopeccan. Organizadas pela Legião Feminina de Combate ao Câncer, as festas são realizadas para oportunizar a alegria dos pacientes. “Durante o tratamento contra o câncer, muitos pacientes ficam distantes das suas famílias e de seus amigos. Para afastar um pouco essa solidão e proporcionar um momento acolhedor nesse momento difícil, realizamos essas festas”, diz Lurdes Cassol, legionária da LFCC.
Além da festa junina, também fazem parte da rotina da Uopeccan a festa do dia das mães, do dia dos pais, dia das crianças e a festa de natal.

VOLUNTARIADO
Os eventos da LFCC contam com o apoio do voluntariado. Quem deseja ser um voluntário ou quer realizar doações para o Hospital Uopeccan pode entrar em contato direto com o Núcleo Solidário pelos telefones (45) 2101-7124 ou (45) 2101-7002.

Fonte: Assessoria de Comunicação Uopeccan