A história do longa-metragem “O Que de Verdade Importa”, do cineasta mexicano Paco Arango, que estreia em todo Brasil no dia 27 de setembro, se confunde com experiências diárias reais de pacientes do Hospital Pequeno Príncipe. O filme, uma celebração à vida que combina comédia e realismo mágico, terá toda a renda obtida com a bilheteria revertida a instituições do país que se dedicam à luta contra o câncer infantojuvenil.

Nessa terça-feira, dia 25, parceiros, apoiadores, amigos, colaboradores e pacientes do Hospital Pequeno Príncipe, beneficiado pela ação, prestigiaram a pré-estreia da produção no Cinépolis do Shopping Pátio Batel. Cerca de 200 pessoas participaram da première. Rosana Weiss, representante da  Fundação Aladina, entidade presidida por Arango na Espanha e que há mais de dez anos atende crianças e adolescentes com diagnóstico de câncer e suas famílias (www.aladina.org), também participou do evento.

Lara Lang, 13 anos, é paciente do Pequeno Príncipe há uma década. Depois de enfrentar três leucemias, a garota passou por um transplante de medula óssea. Hoje, faz acompanhamento com a equipe da oncologia, sempre pelo SUS. Emocionada, ela garante que viu a própria história de vida na tela grande. “Eu sempre quis ter um cachorro, mas como estava sempre com a imunidade baixa, não podia. E hoje, hoje mesmo, eu ganhei um. E olha o filme. Ah, quem não viu, vai ter que vir ver. É lindo! E sabendo que vai ajudar crianças e adolescentes como eu, se torna ainda mais lindo”, garante Lara.

Os espectadores também foram convidados a se tornar embaixadores do longa-metragem. A ideia é que todos se comprometam a chamar os amigos e parceiros para o cinema, fazendo com que a bilheteria reflita no investimento técnico-científico e humanizado que o Hospital já oferece aos seus mais de 500 pacientes em tratamento oncológico. “E eu já quero perguntar a vocês: o que de verdade importa em nossas vidas? Eu acredito que é estarmos aqui, abertos para sentir o outro, para trocar experiências, para amar, aprender e despertar ainda mais em nossos corações o espaço à solidariedade. O Pequeno Príncipe atende a oncologia há 50 anos e quase 80% dos pacientes são provenientes do SUS. Temos uma equipe especializada para o serviço, que reflete em 25 leitos de internação. O nosso sucesso nos resultados é muito bom, mas para fazermos mais e cada vez melhor precisamos continuar contando com o apoio de todos os parceiros”, fala a diretora executiva do Hospital Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro.

Embaixadoras

A youtuber Vic Mendes, uma das embaixadoras do filme no Brasil, marcou presença na sessão de pré-estreia promovida pelo Hospital Pequeno Príncipe. “Eu agradeço muito por fazer parte desse projeto que é incrível e que, com certeza, vai ajudar muita gente”, comenta.

A também youtuber e cantora Rafa Gomes, que conquistou o segundo lugar na primeira edição do “The Voice Kids”, é embaixadora do longa “O Que de Verdade Importa” para o Hospital Pequeno Príncipe. “Devemos tirar uma mensagem muito bonita do filme, mas também não esquecer de depois chamar todos os amigos, as pessoas que conhecemos, que gostamos, para virem ao cinema assistir. Quanto mais gente você trouxer para os cinemas, mais crianças serão ajudadas”, reitera.

Movimento

Para atrair a atenção de toda sociedade para o combate ao câncer infantojuvenil, teve início em agosto o Movimento #PessoasQueCuram. Por meio da página oficial do filme no Facebook e do compartilhamento do evento de lançamentocom a hashtag criada especialmente para a ação – #PessoasQueCuram –, é possível colaborar com a divulgação de “O Que de Verdade Importa”.
Confira as outras instituições beneficiadas pela produção: Instituto Desiderata; Hospital de Câncer Alfredo Abrão; Núcleo de Apoio à Criança com Câncer – NACC; GACC – Grupo de Assistência à Criança com Câncer; Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer – TUCCA; Hospital da Criança Santo Antônio; e Grupo de Apoio à Criança com Câncer – Bahia.

Assista abaixo ao trailer do filme:

Fonte: Hospital Pequeno Príncipe