Um dos maiores eventos do setor de Saúde filantrópico do Brasil, o Seminário Femipa chega à marca de 13 edições. Nesta edição, o tema central do Seminário será “A Força e a Importância dos Hospitais Filantrópicos para a Saúde Pública do Paraná”. O encontro vai acontecer entre os dias 11 e 13 de março, na Associação Médica do Paraná (AMP), em Curitiba (PR).

Mais uma vez, o evento vai contar com salas temáticas, os Encontros de Comunicação e de Direito, sala de atendimento Sesa, além de outras atrações. Uma novidade deste ano é que o Seminário contará com uma sala da Unimed Paraná para tratar do projeto DRG. Na programação, alguns temas já foram confirmados: “Papel e importância dos hospitais filantrópicos na regionalização da saúde”; “SUS: principais projetos e perspectivas”; “Redes hospitalares – gestão hospitalar do futuro”; “Ameaças e oportunidades para a rede hospitalar”; e “Conflitos e diferenças de gerações”. Em breve, serão divulgados também os nomes dos palestrantes. As inscrições para o 13º Seminário Femipa estarão abertas a partir de janeiro de 2020, no site: www.seminariofemipa.org.br.

“O Seminário Femipa já está consolidado como um importante evento para o setor filantrópico. As discussões que têm acontecido ao longo dos anos trouxeram o posicionamento de autoridades, lideranças e especialistas, proporcionando aos seus participantes um upgrade de conhecimento, fomento de novas ideias, além da oportunidade do networking. Participar do Seminário Femipa é ter a certeza de debates profundos e informações necessárias ao bom funcionamento de nossas instituições. Nossa expectativa com a programação da 13ª edição é levantar ainda mais questões a serem discutidas com os governantes para alcançarmos os avanços que a saúde filantrópica necessita”, destaca José Pereira, vice-presidente da Femipa e coordenador da Comissão Científica do 13º Seminário Femipa.

Reconhecimento das melhores práticas

Aproveitando o lançamento da programação do Seminário, a Femipa divulgou também o regulamento da terceira edição do Prêmio Femipa de Melhores Práticas e Criatividade, que busca reconhecer as melhores práticas de gestão desenvolvidas nos hospitais do Paraná em prol da melhoria da qualidade da gestão dos hospitais e da assistência à população do Estado. A premiação também é aberta às instituições de Saúde não filantrópicas do Paraná e, novamente, o prêmio será dividido nas categorias “Gestão Hospitalar”, “Gestão de Pessoas”, “Gestão da Assistência e Segurança do Paciente” e “Gestão de Infraestrutura e Logística Hospitalar”. Cada categoria terá Classe 1 para hospitais de até 100 leitos e Classe 2 para hospitais acima de 100 leitos.

As inscrições já estão abertas pelo site da Femipa e vão até o dia 24 de janeiro de 2020. As entidades poderão inscrever apenas um projeto por categoria, e o período de entrega dos cases será de 02 de janeiro a 14 de fevereiro de 2020. A partir disso, uma comissão técnica fará a análise dos cases, entre os dias 17 de fevereiro e 25 de fevereiro de 2020, e os finalistas serão conhecidos no dia 26 de fevereiro de 2020. Os três cases que atingirem a melhor pontuação em cada categoria e classe vão participar da Apresentação Oral, que vai acontecer no dia 12 de março de 2020, durante o Seminário Femipa. Depois dessa etapa, a votação será aberta para o público do evento, e os vencedores serão divulgados no encerramento do encontro, no dia 13 de março.

“Nosso objetivo é dar visibilidade às melhores práticas desenvolvidas pelos hospitais do Paraná em prol da melhoria da qualidade da gestão e da assistência à população de nosso Estado. Também queremos despertar o intercâmbio de ideias e favorecer a integração entre os nossos afiliados e as demais instituições paranaenses. O prêmio já é um sucesso e tem cumprido o papel de estimular a troca de experiências para o avanço no setor de Saúde do nosso Estado e de todo o Brasil”, garante o presidente da Femipa, Flaviano Feu Ventorim.

Prêmio de Jornalismo

Também estão abertas as inscrições para o 2º Prêmio Femipa de Jornalismo em Gestão da Saúde, que foi idealizado para reconhecer a excelência e estimular a cobertura jornalística de qualidade relacionada à gestão da saúde no Estado do Paraná.

Poderão concorrer ao prêmio matérias jornalísticas relacionadas ao tema “Gestão da Saúde no Paraná: o exemplo de quem vai além”, que envolvam questões como gestão hospitalar, gestão de pessoas, gestão da assistência e segurança do paciente, inovação, tecnologia, políticas públicas de Saúde, compliance, sustentabilidade econômico-financeira, empreendedorismo, entre outros. Serão aceitos trabalhos jornalísticos produzidos por um ou mais profissionais, que tenham sido publicados/veiculados entre 01 de fevereiro de 2019 e 15 de janeiro de 2020, e a premiação está prevista para março de 2020, com a divulgação da data no site www.femipa.org.br e por e-mail, aos candidatos devidamente inscritos.

O prêmio engloba quatro categorias: Impresso (jornais e revistas); Internet (blogs, sites e portais); Rádio; e Televisão. O primeiro lugar de cada categoria receberá como prêmio R$ 3.000,00 + certificado + troféu. Já o segundo será contemplado com um e-READER + certificado. Por fim, o terceiro colocado receberá certificado de participação. Mais informações no site www.femipa.org.br.

Fonte: Jornal Voz Saúde