Foi instalada na última terça-feira (08), na Câmara dos Deputados, com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Frente Parlamentar Pela Luta Contra a Tuberculose, que conta com a adesão de mais de 220 parlamentares. A Frente, que tem como representante do Paraná a deputada Cida Borghetti (PP), tem a finalidade de mobilizar o Congresso Nacional para as dificuldades que o País enfrenta no tratamento e na cura da tuberculose.

Presidida pelo Deputado Antonio Brito (PTB/BA), fazem parte da Frente também as deputadas Benedita da Silva (PT/RJ), Janete Pietá (PT/SP) e Rosinha da Adefal (PTdoB/AL).A reunião contou ainda com a presença do Presidente da Federação das Santas Casas de São Paulo, Edson Rogatti, do Superintendente da Confederação das Santas Casas – CMB, José Luiz Spigolon e da sociedade civil, que demonstrou empenho em tornar este anseio em realidade.

O Brasil hoje consta na lista dos países que são responsáveis por mais de 80% dos casos de tuberculose no mundo, tendo mais de 70 mil novos casos por ano e 4500 mortes por ano. O Ministro da Saúde declarou que o País ainda tem um longo caminho a percorrer, apesar de já ter avançado muito no combate a tuberculose, prova disso foi à correspondência enviada pelo Secretário Geral da Organização das Nações Unidas – ONU, Dr. Ban Ki-Moon, dirigida à Presidenta da República, Dilma Rousseff, parabenizando o País pelos avanços conquistados no Programa de Controle da Tuberculose e pela mobilização dos movimentos sociais e terceiro setor.

Fonte: Informativo da Frente Parlamentar de apoio às Santas Casas